Insônia

Significado de Insônia
s.f.
Ausência de sono; dificuldade para dormir, ou condição da pessoa que não consegue, que é incapaz de dormir de maneira adequada; insolência.
[Medicina] Incapacidade de adormecer ou de manter o sono, que pode ultrapassar o período de um mês, sem razões físicas aparentes ou uso de medicamentos que alterem o sono; anipinia ou agripinia.

Sofro de insônia . Já há alguns anos que raramente consigo dormir uma noite inteira. Se conseguir dormir alguma coisa durante a noite, e cair no sono, acordo sempre por volta as 3h30 ou 4h30 da madrugada e depois já não consigo mais dormir.

A razão desta insônia? Os meus pensamentos.

A minha insônia começou quando trabalhei durante dois meses durante a noite há cerca de 7 anos atrás. Desde aí o meu sono nunca mais foi o mesmo. Por coincidência ou não a nossa hora de almoço, naquele trabalho era durante as 3h30 ou 4 da manhã e essa é a hora que eu acordo até hoje durante a noite. Talvez esteja com fome… 😀

Eu, infelizmente, penso demais. Penso em tudo. No que fiz naquele dia, no que tenho de fazer  no dia seguinte, na roupa que tenho de lavar, das tarefas no trabalho, Nos erros que cometi no passado. No medo que eu tenho no futuro. Da falta de inspiração ao meu redor. Da falta de pessoas que estejam na mesma sintonia do que eu.

Não sou neurótica.Não sofro de ansiedade. Não tenho depressão. A minha vida é muito boa, obrigada. Simplesmente penso demais… Filosofo demais. Duvido de tudo e questiono tudo.

Estando feliz ou não. Os pensamentos vêm sempre ao de cima. Podem até ser pensamentos felizes de momentos inesquecíveis, com pessoas eternas no meu pensamento, mas penso muito no passado, no presente e no futuro.

Penso…porque pensar ajuda-me a processar o passado. Sou capaz de pensar\escrever na minha cabeça um livro da grossura do The Idiot do Dostoyevsky, todas as noites, com todos os cenários imagináveis dos meus erros no quotidiano, com conversas que nunca tive, com frases que gostava de ter construído a tempo de responder á letra alguém que merecia. Conversas que podiam ter mudado amizades, relacionamentos, entrevistas de empregos.

Eu disse isto…Mas o que gostava de ter dito era…

E na minha cabeça, isso trar-me-ia melhores amizades, melhores relacionamentos, e trar-me-ia o meu emprego de sonho

Sei que não vale a pena pensar no passado. O que ficou para trás ficou para trás. E sei também que reagi da melhor maneira que sabia na altura, reacção lenta ou não, naquele momento dei o meu melhor.

Aprendo algo novo todos os dias. Sei que os erros do passado, são as vitórias do presente. E que tudo acontece na nossa vida por uma razão, para nos ensinar algo. Sei que tomei certas decisões porque na altura achei que era a decisão certa. Mas mesmo assim os pensamentos não param. Imagino que era mais inteligente, mais rápida a responder, e que se tinha tomado melhores decisões, o meu mundo actual seria diferente, embora esteja contente com a vida que tenho.

Penso que os meus pensamentos e remoer o passado é também uma forma de ser criativa, de inventar conversas, discussões e cenários que nunca existiram. Ajuda-me não só a desenvolver-me como mulher mas também a entender tudo o de mau e o de bom que acontece no meu dia a dia.

O vídeo abaixo explica o porque do ser humano ter insônia e como lidar com ela:

 

Depois de ver o vídeo acima, apercebi-me que a razão da minha insónia não era tanto por ter problemas, ou por estar triste ou por pensar que naquele dia falhei de uma maneira tal que nenhum ser humano, nunca tenha falhado. Mas a minha insônia é por não ter tempo suficiente durante o dia para PENSAR. Estou tão ocupada no dia-a-dia com milhões de coisas para fazer, que não tenho tempo no final do dia de pensar no que me aconteceu e filosofar nos meu falhanços e vitórias.

Comecei portanto entre 2016 e 2017 a meditar. Uso dois apps no telemóvel que recomendo 100%

Calm   Grátis (com algumas opções a €€)

scenes

Este app é muito bom porque tem exercícios de respiração para ajudar não só a acalmar mas para cair no sono também, tem sons da natureza, como o som da chuva, que pode ajudar a acalmar e a meditar e tem também histórias para ajudar a dormir.

Headspace   Grátis ( com algumas opções a €€)

headspace-app-images.jpg

funciona da mesma maneira de que a app Calm, mas tem mais opções para meditação e para tirar alguma tempo durante o dia para parar (5 minutos) e pensar em tudo o que está a acontecer ao nosso redor

Deixe uma Resposta

