Inglaterra 15 dias Pós-Brexit 2016

Mil palavras não conseguirão descrever o que eu senti na manhã de 24 de Junho de 2016.

Foi um completo desespero, desapontamento, medo no meu futuro e a certeza que os racistas que ficaram calados e nas tocas até agora iriam sair com a garra toda.

Acordei com o meu télemóvel a mil porque o Reino Unido decidiu sair da União Europeia.

Isto para além das implicações políticas ( o primeiro ministro demitiu-se e dois mais liders de outros partidos) e económicas do país que já são abismais, veio gerar um clima de Xenofobia e racismo sem paralelo em tempos recentes no país.

Desta vez o racismo e xenofobia não foram só para os negros e indianos mas para tudo e todos que não parecem-se 100% ingleses, i.é, brancos, loiros com a família toda nascida e criada em Inglaterra, com gerações na árvore genealógica como prova.

O que se seguiu foram dias de racismo contra todos os imigrantes. Em 3 dias os incidentes de HATE CRIME subiram 57% em comparação com o mesmo período do ano passado. Desta vez foram direcionadados Polacos, atacaram uma comunidade de polacos em Hammersmith vandalizando o centro, escrevendo FODAM-SE na parede ou VOLTA PARA A TUA TERRA várias famílias polacas tendo recebido cartas com as mesmas palavras.  Italianos Espanhóis que foram atacados só por não serem ingleses E portugueses que também foram atacados  pelas mesmas razões , levando até o nosso consulado português em Londres a criar um email especifico para ajudar as comunidades nestas e outras questões: brexit.cglondres@mne.pt

Também devo acrescentar que ingleses nascidos e criados cá mas que por sendo de outras raças como negros ou indíanos também receberam abusos dos racistas com as mesmas palavras de VOLTA PARA A TUA TERRA, só porque não eram brancos e até houve um caso de um inglês que por parecer polaco, sendo loiro de 1,80m também foi atacado na rua por os racistas que pensarem que ele era imigrante.

Sendo negra e portuguesa, filha de cabo-verdianos, senti logo a tensão no dia 24 no trabalho.

Eu trabalho com clientes numa loja de roupa numa zona maioritariamente de ingleses brancos com pouca cultura e educação.

Na minha área de trabalho, duas amigas, clientes estavam á procura de  um vestido,

uma amiga diz: Ai estou tão zangada, não consigo encontrar o vestido que quero, que vi aqui há uns dias.

a amiga responde: ohh não fiques muito preocupada pelo menos vives no país certo

Esta segunda amiga diz isto, a olhar-me nos olhos o tempo todo. Senti logo a tensão um ódio inexplicável da parte dela, já que pela cor da minha ela automaticamente pensou que eu não era inglesa.

mas como faz parte do meu trabalho lá foi eu falar com ela com um sorriso na cara

EU: Olá tudo bem? posso ajudar alguma coisa?

Não me respondeu

Deixei passar uns segundos e perguntei outra vez. Não me respondeu.

A minha funcionária ( branca e inglesa) que tinha acabado de chegar na minha área, não sabendo da situação, foi logo perguntar o que se elas precisavam de ajuda, as duas clientes foram super simpáticas para ela o tempo todo e ela comprou outro vestido recomendado pela minha funcionária, na minha loja…aaii a ironia

Outros incidentes ocorreram nestes últimos dias, ingleses brancos a falarem mal de imigrantes nos autocarros aos altos berros, bocas a passar na rua, comentários no trabalho sobre o mal que os Europeus irão  fazer ao Reino Unido que finalmente irão ter o país dele de volta. E até os poucos ingleses brancos no meu trabalho que votaram para ficar na EU foram vitimas de bullying e pressão dos colegas por não terem votado pra sair, reduzindo um homem a lágrimas no escritório

Só a cor da minha pele negra, apesar de linda e maravilhosa, é motivo para que metade do mundo me odeie e que pense que eu não sou humana e que não tenho sentimentos, mas com esta situação toda do Brexit só veio agravar ainda mais a situação.

È um clima de hostilidade, de medo, de receio no futuro, sem saber o que poderá me acontecer amanhã a caminho do trabalho, e se apanhar um ignorante da extrema direita no caminho? Eu estando em Inglaterra há 9 anos não há garantias nenhumas do governo ( que ainda não tem um primeiro ministro) que eu poderei ficar cá, ou que direitos terei, como o nosso consulado português em Londres diz, as negociações demorarão pelo menos dois anos, mas de momento nenhum das possíveis candidatas a primeira ministra, sim duas mulheres, estão a favor dos imigrantes ficarem cá.

Que os ingleses queiram sair da EU, é o direito deles, só não têm é o direito de serem racistas e atacarem-me e quem fizer isso farei queixa imediatamente na polícia.

 

526253_451955674841449_1710889189_n

Só uma pequena nota. Talvez alguns portugueses brancos percebam agora um bocado o quão ignorantes e racistas foram e são, em mandar insultos racistas a negros portugueses como eu, como Vai pra a tua terra preta, Tu não és portuguesa porque és preta, ou os pretos são todos iguais.

Ou até recentemente de uma pessoa que eu pensava que era minha amiga que chegou a dizer tudo isto acima e ainda acrescentou, ohhh Angela mas tu não és uma preta como as outras, parte de um gang….tu és diferente e eu gosto muito de ti… sim….isto aconteceu e veio de uma portuguesa branca ignorante a viver em Londres do meu circulo de amizades

Eu ouvi isso a minha vida toda, mas como recebi uma boa educação de uma grande senhora, a minha mãe, que sempre me ensinou a não discutir com ignorantes, porque quem pensa assim só pode ser ignorante e com muitos estereótipos encravados na cultura portuguesa em termos dos PALOP.

Agora são brancos portugueses a passarem por racismo e xenofobia com filhos que nasceram cá a ouvirem as mesmas palavras de ódio que eu tive, e todos os pretos em Portugal. Que eu ouvi a minha vida toda sem recorrer á violência de cabeça erguida, sabendo o meu valor, sabendo as minhas origens e sentindo-me abençoada e orgulhosa por ser filha de cabo-verdianos mas sendo também orgulhosa e abençoada por ser portuguesa alfacinha, da Cova da Moura.

Portugal como um país de emigrantes, país de marinheiros e conquistadores, ainda tem muito que aprender e lutar muito contra a racismo institucional e sistemático, porque pode ser súbtil e invisível mas não quer dizer que não existe.

 

6 Comments Add yours

  1. É realmente assustador tudo o que está a acontecer, não somente em Inglaterra como no resto do mundo. O que se passa com esta gente? Para mim isto tudo veio dar a conhecer e mostrar ao mundo que realmente ainda existe muito preconceito e racismo, sempre existiu. Estavam camufladas. Isto veio dar “liberdade” para que estes ignorastes se comportem desta forma!!! Espero que esteja tudo bem contigo. Beijos

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      Olá 2 obrigada antes de mais pela preocupação e pelo comentário. Eu estou melhor agora mas os primeiros quinze dias foram de uma grande ansiedade. Ir para o trabalho, principalmente na área onde trabalho era motivo de grande medo. As coisas agora acalmaram, muito porque quem votou para sair está agora a ver o erro que cometeram, ou porque a policia está agora mais vigiante.
      Vamos lá ver o que o futuro trará…😣🤔

      Gostar

      1. De nada. Vai nos actualizando. Beijos

        Gostar

  2. selma25martins diz:

    Espero que esteja tudo bem contigo. Abraços

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      Obrigada Selma está tudi bem comigo, só nunca pensei que o racismo e a xenofobia estivesse ainda tão presente em Inglaterra como em Portugal. Os dois países sendo colonizadores e de emigrantes deviam ter vergonha na cara e mais bom senso 😑😒

      Gostar

  3. selma25martins diz:

    Um novo poste. A algum tempo que näo recebia notificaçöes.
    ‘E muito triste os problemas que têm acontecido depois do brexit.
    Essas jovens que foste atender no sítio onde trabalhas säo umas ignorantes. Sinceramente. O que disseste sobre os portugueses é verdade. Agora estäo a sentir o que os negros sentem quando vivem em Portugal.

    Gostar

Deixe uma Resposta

