Protegi o cabelo durante 3 semanas com tranças- Resultados, o que fazer, o que não fazer

Este mês de Março foi uma loucura. Tive uma cirurgia em Londres chamada Cirurgia Ortógnática Reconstrutiva ao maxilar.

Tive que estar 3 semanas de baixa do trabalho e com o mínimo de esforço. Esta cirurgia foi tão brutal que estive que estar com cuidados 24\7 da minha irmã, que veio especialmente de Lisboa pra cuidar de mim e vou ter de estar numa dieta de líquidos e comidas suaves durante 10 semanas.

Nisto tudo uma das minhas preocupações foi o meu cabelo. Como tratar deste meu afro, que agora está todo longo e lindão, durante estas semanas, quando nem sequer posso sair da cama?

A minha solução foi fazer tranças  individuais no cabelo o mais finas possíveis e mantê-las até me sentir mais forte.

Não pude por extensões sintéticas porque o meu cabelo simplesmente é muito frágil e fino e não aguenta nenhum tipo de cabelo sintético.

Nestas 3 semanas aprendi algumas dicas que gostaria de passar ao pessoal que tem o cabelo afro, tipo 4 mas que é frágil e fino.

  1. Antes de fazer as tranças lavar bem o cabelo e fazer um tratamento hidratante e\ou de proteína,  para fortalecer o cabelo o mais possível. Recomendo o meu preferido com leite de cocô e ovos
  2. fazer as tranças entre o tamanho médio e fino e não apertar muito para não magoar o couro cabeludo
  3. Hidratar o cabelo diariamente ou de dois em dois dias, com uma garrafa de spray com água, óleos essenciais a gosto. 20160321_202619-2  Nesta garrafa podem ter água de aloe vera, óleo de cocô ou extra virgem (agitar bem a garrafa antes de usar já que o óleo e água não se misturam)  Eu fiz o erro de por algumas colheres de sopa de leave-in creme na garrafa e o meu cabelo não reagiu nada bem e caiu mais do que o normal quando tirei as tranças. Foi um erro já que o meu cabelo nunca deu com mistura spritz com água e leave-in mas queria experimentar esta vez só por curiosidade…
  4. Usar por cima da  vossa mistura de spritz um óleo como o azeite extra virgem ou o óleo de cocô.
  5. Não lavar ou molhar a cabeça durante estas 3 semanas. Lavar a cabeça com shampo ou condicionador com as tranças só irá enfraquecer o cabelo.
  6. Depois das 3 semanas tirar as tranças, fazer um pre-po durante a noite ou pelo menos durante 2 horas com um óleo e fazer um tratamento hidratante e de proteína
  7. Não fazer nenhum penteado que possa fazer tensão no couro cabeludo durante algumas semanas, recomendo fazer torcidos, Afro Puff algo que deixe o cabelo o mais livre e sem muita tensão, para dar o cabelo o necessário descanso.

 

Eu notei que o meu cabelo cresceu nestas semanas. Não caiu muito mas que talvez tivesse caído menos se não tivesse usado o spritz com leave-in.

E vocês já experimentaram este método para proteger o cabelo? Quais são as vossas dicas

2 Comments Add yours

  1. Cátia Cassamá diz:

    Olá Angie! Gostava muito de ver como ficou o teu cabelo depois das tranças, será que podes mostrar??? Bjinhos e as tuas sinceras melhoras!!!!

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      Olá Catiá

      sim claro que posso mostrar vou já praticar as selfies😛

      Gostar

Deixe uma Resposta

