O poder da maquilhagem e a auto-estima

babe

 

Desde que me mudei para Inglaterra, tenho notado que as mulheres aqui usam consideravelmente mais maquilhagem do que as portuguesas, aliás usam mais maquilhagem que as Europeias, espanholas, italianas, gregas, francesas

Na cultura mediterânea prevalece muito ainda a ideia de ser bela de uma forma natural, isto é ter uma pele perfeita, um corpo saudável, como se fossemos naturalmente abençoadas com uma beleza divina, mas que na realidade dá muito trabalho a manter com tratamentos de pele, idas ao ginásio e tratamentos capilares, tudo para dar a entender que somos umas deusas caídas do céu.

Lembro-me que quando era adolescente gozavam com  as raparigas que usavam qualquer tipo de maquilhagem, os rapazes principalmente odiavam até um lipgloss. era considerado cool ser naturalmente o mais bonita que conseguisse ser.

Na Inglaterra é o oposto , elas usam quantidades enormes de maquilhagem, desde os 13-15 anos, e isto é completamente aceitável pela sociedade. Conheço muitas raparigas que nem sequer vão á mercearia da esquina sem aplicar base, corrector, blush. Podem estar vestidas com fato de treino ou até mesmo pijamas, mas não saiem de casa sem maquilhagem completa.

o-MAKEUP-facebook

Isto sempre me incomodou.

Não porque tenho algo contra o uso de maquilhagem, mas sempre me preocupou os efeitos na auto-estima de cada mulher que depende de uma máscara diária para se sentir bela. Alguém deve ter-lhes dito, que só são belas, que só conseguirão a atenção de um homem, a admiração de outras mulheres ou o sucesso com um máscara.

1382020393_makeup20

Num mundo ideal, gostaria que estas mulheres adaptassem algumas medidas da cultura mediterrânea, que comessasem a resolver os problemas de pele que lhes afligem, em vez de as esconderem. Soa clichê mas a beleza começa mesmo de dentro para fora, e Se não gostarmos de nós, quem gostará?

Eu só aplico maquilhagem em ocasiões especiais, como casamentos ou entrevistas de emprego e algumas saídas á noite, 95% do ano eu só  aplico rimel e lipgloss.

E apercebi-me que isso tem um efeito positivo na minha auto-estima. Apresento-me ao mundo tal como sou, o melhor que consegui ser naquele dia, a maneira como a minha pele se apresenta ou um brilho natural do meu olhar, reflecte a maneira como me sinto por dentro. Quando me sinto bela sem maquilhagem, atraio mais atenção positiva alheia, tenho mais elogios.

A minha ideia é usem mquilhagem para realçar as tuas qualidades naturais, mas nunca dependem dela para se sentirem poderosas.

 

2 Comments Add yours

  1. Sou daquelas mulheres que gosta de maquilhagem, costumo dizer que é o meu único vicio, não utilizo muito como as raparigas das fotos do teus post mas utilizo quase todos os dias. Não tenho problemas de pele, é simplesmente cultural, a minha mãe sempre utilizou, minha avó igualmente. Para mim é divertido e faz parte da minha rotina.

    1. Angielopes's weblog diz:

      Obrigada pelo teu comentário
      Tu tens uma maneira muito saudável de usar maquilhagem e adoraria que mais mulheres tivessem a tua atitude é de louvar ;-D. Eu também de vez em quando uso só pra me divertir, em casamentos e tal…:-P Mas este texto fala só das mulheres que conheci nestes sete anos em que estou cá em Inglaterra que não conseguem sair de casa sem um maquilhagem.

Deixe uma Resposta

