As minhas peripécias com o meu Afro em Viena, Àustria

Belveder, Viena, Àustria
Belvedere, Viena, Àustria
Depois de dois meses na Áustria, Viena, de 27 de Setembro a 28 de Novembro, acho que estou pronta para falar das minhas experiências.
  •  Encontrar productos africanos ou salões de cabeleireiro africanos é quase como encontrar uma agulha num palheiro. Tens que conhecer alguém, que conheça alguém que saiba onde um outro alguém tenha um salão de cabeleireiro. Muito porque não existem muitos negros em Vienna.  Para terem uma noção, quando cheguei em Setembro, Eu e a restante troupe do trabalho fomos dar uma volta pelo centro da cidade e não vi nenhum negro….e foi assim durante tres dias….
  • Depois de semanas de imensa pesquisa, descobri que productos africanos para o cabelo são vendidos exclusivamente nos poucos salões de cabeleireiro em Viena. São extremamente caros e cheios de ingredientes que são nocivos para o nosso cabelo.
  • eu felizmenteou infelizmente…. tinha extensões no meu cabelo, que mantive durante oito semanas, no entanto não é possível ter extensões, durante o ano todo, já que isso poderá danificar seriamente o cabelo. A minha sugestão será usar o cabelo natural e usar productos naturais , tratamentos com ingredientes naturais como mel, ovos e azeite extra virgem.  Até mesmo as extensões que tive mesmo com todos os miminhos diários que lhe dei mesmo assim eu acabei por ter alguma queda de cabelo.
  • 99% das mulheres negras que vi, usavam extensões ou perucas no cabelo. Tinham sem falha o cabelo extremamente danificado, especialmente na linha de demarcação entre o cabelo e a testa.
  • Não sei exactamente do porque de ter tantas mulheres a usar perucas, extensões e ter o cabelo desfrisado – alisamento químico- mas penso que seja porque é maioritariamente um país de raça branca, sem muitos negros. Parece existir um certo medo de usar um afro, Eu falei com algumas negras e elas disseram-me todas o mesmo que elas não se atreveriam sair de casa com o cabelo natural solto e mesmo que tivessem o cabelo natural que 1º- não saberiam como tratá-lo e 2º os olhares  ‘esquisitos’ seriam o suficiente para recorrerem ás extensões outra vez.
  • O meu cabelo- depois de oito semanas o meu cabelo estava a gritar para que eu tirasse as extensões. Penso que oito semanas foi demasiado tempo . Nunca mais farei o mesmo erro. Mas é que o plano original era para ficar só seis semanas. por isso nao levei nada comigo, nem manteiga de karité, nada de cremes, shampos, leave-ins,  absolutamente nada. Por mais que eu procurasse algo para lavar e hidratar o meu cabelo correctamente, não encontrei absolutamente nada apropriado.
  • Resultado- o meu cabelo ficou danificado
  • Cheguei a Londres numa sexta-feira e estava tão cansada que só consegui tomar um chá inglês, entregar algumas prendinhas aos meus amigos e tomar um longo banho de espuma bem merecido.
  • Para tirar as extensões foi praticamente todo o dia de sábado. Depois de alguns filmes, muitas pausas para um chichizinho e chocolates, consegui tirar todas as extensões. Perdi imenso cabelo, isto tendo em conta que o ser humano perde diariamente entre 50 a 100 fios de cabelo
  • Passo seguinte.-  hidratar o cabelo e máscara de cabelo, lavar o cabelo e tentar desembaraçar o cabelo com os dedos…..não me atrevi a usar um pente, só com os dedos, estava a perder imenso cabelo, cerca de uma mão cheia por cada secção (experiencia assustadora :(. )
  • Penso que só colocarei outra vez extensões de cabelo daqui a cinco-dez anos…talvez…e se colocar irá ser só durante quatro semanas.
 O meu trabalho continuará a enviar-me para países desconhecidos, mas da próxima vez serei mais forte e levarei na mala productos caseiros e usarei o meu cabelo natural.
 Num proximo post falarei de como me apaixonei compleatamente por esta cidade, de como é lindissima e que se pudesse voltaria pra lá todos os anos.
Deixe uma Resposta

