Cabelo natural africano: benefícios de Óleo de ricinío ( Jamaican Black Castor Oil)

Este sempre foi um dos meus óleos preferidos, é que não consigo mesmo viver sem ele.

Em 2009 o meu cabelo estava num estado lastimável. Estava super curto, seco, extremamente estragado, a cair que nem doido, e tinha também bocados espalhados por toda a minha cabeça sem cabelo nenhum e ainda com alguns vestígios de curly (permanente para por o cabelo encaracolado) enfim uma verdadeira tragédia.

Depois de ter cortado o cabelo quase todo, (Novembro/Dezembro de 2009) comecei a inserir aos poucos, práticas saudáveis de cuidado para o cabelo que mudaram completamente o modo como eu cuido do meu cabelo como usar azeite extra virgem, óleo de amêndoa doce e Jamaican Black Castor Oil.

Depois dos estragos, que anos a usar desfrizos aplicados por más cabeleireiras e curly que quase me fez ficar sem cabelo eu pensava que não haveria nada que poderia  fazer o meu cabelo crescer na regiao fontral da minha cabeca, desde os 16 anos ( a primeira vez que eu apliquei desfrizo) que eu não tinha cabelo quase nenhum naquele local, dando lugar a profundas entradas extremamente inestéticas, especialmente para uma mulher, mas depois de usar religiosamente duas vezes por semana durante 3 meses o JBCO neste local o meu cabelo cresceu extremamente saudável e forte. Um milagre?? Claro está que foi 😛

Castor oil ou óleo de rícinio é um óleo proveniente das sementes da planta Castor. Este óleo é usado tradicionalmente como laxativo, mas também é extremamente benéfico para o cabelo.

Benefícios:

  • Fortalecimento do cabelo
  • Promove o crescimento do cabelo
  • Combate a queda do cabelo
  • combate as pontas espigadas
  • Cabelo suave e com brilho
  • Couro cabeludo mais saudável
  • combate a caspa
  • Aplicado regularmente nas sobrancelhas pode ajudar o seu crescimento
  • combate a pele seca
  • pode ser usado como óleo de massagem
  • Pode ser usado para ajudar a curar feridas, queimaduras e cortes na pele.

O meu cabelo agora é extremamente saudável, raramente tenho pontas espigadas e ele está sempre macio. É preciso notar também uma enorme diferença entre o Jamaican Black Castor oil e o óleo de rícinio que pode encontrar-se em qualquer farmácia. O JBCO é mais orgânico e natural e mais espesso e de uma cor amarela enquanto que o óleo de rícinio das farmácias é transparente e de uma textura leve, não dando tantos benefícios ao cabelo o meu cabelo nunca ficou suave quando eu usava o óleo da farmácia

Como usar:

  1. Opção- diluir 10 colheres de sopa por 30 colheres (estimativa) de azeite extra virgem, agitar bem e usar todos os dias no cabelo húmido, especialmente nas pontas, depois de aplicar a minha mistura Fusão II
  2. Depois de lavar o cabelo e aplicar um leave-in por todo o cabelo, separar uma madeixa do cabelo ( aqui é melhor dividirem o cabelo em 8/10 partes) e aplicar por todo o comprimento da madeixa, especialmente nas pontas.
  3. Se o vosso cabelo estiver em ‘estado critico’, aplicar duas vezes por semana, no couro cabeludo ligeiramente húmido. Dica: para facilitar a aplicação, façam twists (torcidos), e foquem a vossa atenção nas raízes e no couro cabeludo

Onde Comprar:

Eu compro há cerca de dois anos o meu JBCO no mesmo sitio: Sheabutter Cottage ( Reino Unido), uma embalagem com 236ml por £14,15. 236ml dura-me cerca de 6/8 meses e eu uso regularmente uma vez por semana.

Tentem comprar JBCO da marca Tropic Isle Living á venda na Sheabutter Cottage e um pouco por todo o lado. É a única marca que eu confio.

Sabem onde posso encontrar JBCO da marca Tropic Isle Living em Portugal? Se sim, deixem-me um comentário

Nota: JBCO é também extremamente recomendado para o cabelo com permanente.

37 Comments Add yours

  1. Patricia diz:

    Oi,Angie.
    Gostei muito das receitas que você disponibilizou no seu blog.
    Acabei de fazer uma das fusões, e meu cabelo , que é 3c/4a ficou muito macio, apesar do uso incorreto da guanidina, que pretendo cortar assim que as raízes crescerem mais alguns centímetros.
    Muito obrigada!
    Patricia

    Gostar

  2. Alexandra diz:

    olá, chamo-me Alexandra e já li o que escreveste e achei interessante gostava de saber se isso funciona em todo o tipo de cabelo (o meu é liso, louro e precisa de uma solução visto que ta todo quebradiço) e onde posso comprar esse produto em portugal. obrigada pela atenção. bjs e boas festas…

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      Olá Alexandra

      O jamaican Black Castor Oil, óleo de ricínio, é simplesmente um óleo natural com excelentes benificios para a pele e para todos os tipos de cabelo, incluindo o liso ou ondulado, só aconselho a dilui-lo com outros óleos já que é muito espesso. Espectacular se usá-lo só nas pontas. Infelizmente não conheço em Portugal nenhum lugar que o venda, sugiro que enconmendes online pela Sheabutter cottage, empresa inglesa, Vais ver que vai valer a pena

      http://www.akuawood.co.uk/home.php?cat=4

      Abraços e boas festas

      Gostar

      1. Laura diz:

        Olá, quero saber onde posso comprar esse óleo em portugal.

        Gostar

        1. Angielopes's weblog diz:

          olá,
          eu não vivo em Portugal por isso não poderei ajudar-te neste momento, mas assim que souber aviso. Por agora podes encontrar talvez no Ebay ou na Amazon que envia productos internacionalmente.

          Gostar

        2. Carla Jardim diz:

          Olá, também andava a procura do mesmo óleo.Como costumo comprar cremes para o cabelo numa loja com produtos brasileiros entre outros, perguntei a senhora se conseguia arranjar-me o jamaican Mango & lime pure jamaican Black Castor Oil original 118ml e o valor 10.95 euros .

          Gostar

  3. guida diz:

    Desculpem esqueci de mencionar na LA MAISON DO BRASIL nao vende Skala , mas vende outros produtos igualmente bons .

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      Ola Guida e obrigada pelo teu comentario. a tua historia e a prova de que realmente so precisamos e de informação de como cuidar do nosso cabelo e qualquer tipo de cabelo pode crescer.

      Gostar

    2. Quero comprar mas nao sei como favor me envie sms pelo facebook Cristina lopes falcao

      Gostar

      1. Angielopes's weblog diz:

        Olá Cristina
        Recomendo que procures online no ebay, amazon ou no google até encontrares uma loja online que confies
        Eu recomendo a loja online Shea butter Cottage

        Gostar

  4. guida diz:

    O meu nome e Guida , ha dois anos o meu cabelo caiu por causa dos desferizantes , entao decidi que estava na hora de tomar as redeas do meu cabelo nas minhas maos , comecei por experimentar varias marcas de cabelo afro americanas , so que o meu cabelo estava a demorar muito tempo a crescer , um dia entrei numa loja de cosmeticos e vi que eles vendiam Skala uma marca brasileira que eu ja tinha ouvido falar , entao resolvi experimentar , so posso dizer que tive optimos resultados e percebi que o meu cabelo que e tipo 4 comecou a crescer bastante , agora tem 25 cm , e resolvi experimentar a gama Skala para cabelos crespos de abacate com IC Fantasia oleo de cenoura para crescimento , o meu truque e depois de lavar o cabelo , dividir o cabelo em quatro partes e espalhar o creme e depois passar o oleo ou ao contrario como quiserem depois do Skala comecei a usar outros produtos brasileiros no meu cabelo como Embelleze , origem e outros .percebi que os produtos brasileiros eram muito bons , os oleos da IC Fantasia sao muito bons ja experimentei varios da marca . ha pouco tempo decidi fazer permanente com o produto da Embelleze Afro Hair e gostei o cheiro nao e tao forte como o dos produtos americanos e o meu cabelo ficou lindo .Eu molho meu cabelo todos os dias , comprei numa loja uma garrafa com spray e pus la dentro agua depois de molhar , divido o cabelo e espalho os produtos penteio a comecar pelas pontas , depois e so fazer um penteado ha escolha, esta marca aconselha a desferizar o cabelo de tres em tres meses e so a raiz nao de deve expalhar o produto , e por isso que o nos cabelo fica fragilizado porque todos os meses desferizamos o nos so cabelo ,assim o nosso cabelo fica estragado. a Embelleze tem umas mascaras hidratantes muito boas que podem usar tambem como creme hidratante no dia a dia , a marca Novex da Embelleze , eu compro os meus produtos na loja LA MAISON DO BRASIIL , eles tem um site onde vendem para todo o mundo , http://www.lamaisondobrasil.com , fica no algarve em portugal elas vendem tambem produtos afro americanos tambem . desde que decidi tratar eu propria do meu cabelo sinto me feliz ao olhar no espelho e ver o meu cabelo outra vez saudavel e brilhante . tchau bjs

    Gostar

  5. eunicechilaule diz:

    Ola chamo-me eunice, o meu cabelo esta muito estragado por causa dos produtos e talvez das extencoes, ele esta sem forma nenhuma, acabei comprando o oleo de tricino numa casa de produtos naturais, mas este oleo ja foi processado e sera que e melhor? como posso adiquirir o oleo da jamaica em mocambique? sou de Mocamique,

    Gostar

  6. Nilza diz:

    em lisboa…esse produto não existe, apesar de que vou perguntar nas farmácias se eles têm, mas mesmop assim acho que vou encomendar pelo site aqui indicado. A minha mãe recentemente sofreu uma grande perde de cabelo na parte de tras do cabelo devido a um desfrisante mal aplicado pelo que eu, como estou a deixar o meu cabelo crescer ao natural e na busca de uma solução para o cabelo dela, vou comprar este produto, e espero mesmo ter bons resultados.

    Gostar

  7. Ana Paula diz:

    Oi Angie, Moro no Brasil e estou interessadíssima nesse oleo de rícino jamaicano. Qual a diferença dele com o outro vendido aqui???.
    abraços brasileiro

    Ana Paula

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      Olá Essa é uma pergunta espectacular.😀 Obrigada
      A grande diference é a maneira que o óleo é processado. No Brasil, na India e na China, o óleo de ricinio ( Castor Oil) é processado através de máquinas. AS sementes são fervidas, congeladas e depois levam um tratamento para retirar a cor e o cheiro, enquanto que na Jamaica, nas ilhas das caraíbas e na África o óleo de ricinio é feito de uma maneira tradicional. As sementes são ligeiramente e depois fervidas e o óleo natural é retirado pouco a pouco do topo da fervura. Este método foi introduzido na Jamaica através dos escravos africanos. Este óleo, feito de maneira tradicional, escuro e espesso é o melhor dos óleos de ricinio porque as propriedades desintoxicantes são mais elevadas.

      Espero que tenha ajudado :- )

      Fonte: http://www.yardsfinest.com/yardsfinestblog/?row=9

      Gostar

  8. Licia diz:

    O meu oleo finalmente chegou, so que tenho algumas duvidas, como por exemplo o cheiro do oleo, nao e muito agradavel, e assim mesmo? E quanto a consistencia, o que chegou para mim e super espesso, quase um gel. Tenho duvidas, pois nunca comprei, o meu e da tropic isle living, o mesmo da foto do texto; Tambem nao sei como usar. Caso tenha alguem que possa esclarecer as minhas duvidas agradeco. Beijos!

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      ola
      Podes sempre misturar o JBCO com azeite extra virgem ou/e óleo de jojoba ou qualquer outra óleo da tua preferencia para o tornar menos espesso.

      eu custumo usá-lo no couro cabeludo e no cabelo molhado lavado concentrando nas pontas. uma ou duas vezes por semana é o suficiente🙂

      Gostar

  9. Preciso escrever-lhe para deixar meu depoimento, meu cabelo é um crespo ondulado, não muito duro, era macio e longo, porém cai na conversa de amigas e acabei alisando, depois houve queda . Para disfarçar a queda coloquei um megahair, outro erro meu, quando tirei o megahair o cabelo estava ralo, todo quebradiço, praticamente ele estava podre e eu quase estava sem cabelo. Desesperada procurei na internet uma solução, entre muitas dicas achei um artigo sobre o castor oil, ou oleo de ricino. Foi um milagre, meu cabelo seco, quebrado e sem vida readiquiriu brilho e macies, parou a queda. Foi incrível, de tantos produtos caros que usei sem resultado, foi o antigo oleo de mamona ou oleo de ricino que me salvou.
    Me chamo Alessandra, sou enfermeira e moro no Brasil. Beijos amigas.

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      uaaaau Alessandra, que magnífica história. Eu recomendo o óleo de ricínio a todas as minhas amigas e leitoras deste blog. Especialmente se o cabelo estiver em ‘estado crítico’ género missão impossível. Em 3 meses é capaz de resolver qualquer problema capilar.

      Passem a palavra pessoal. vale mesmo a pena🙂

      Abraços

      Gostar

  10. Ika diz:

    Ola Angie, como estás?
    Eu chamo-me Ika. Neste momento moro em Manchester.
    Através de uma conhecida, eu conheci o teu blog e a tua page do facebook… porque tenho pesquisado muito sobre o cabelo africano. Os sites que encontro maioria são em Inglês, e mesmo sabendo o razoavel do Inglês, existem sempre palavras e termos que desconheço, e então fica sempre as dúvidas.
    O teu blog em Português foi um achado🙂 ! Obrigada😉
    Decidi voltar a usar o meu cabelo 100% natural, e sinceramente estou a precisar de muitas dicas de quem está por dentro do assunto.
    Já li alguns dos teus artigos sobre o cabelo africano, que na minha opinião estão excelentes…inclusivé já visitei o site da Sheabutter Cottage, e pelo que entendi num dos teus artigos, usas algum produto desta mesma loja.
    O “Jamaican Black Castor Oil” chamou a minha especial atenção, e mais alguns! E como sempre ouvi dizer que o natural é que é bom…
    Quero passar a usar produtos naturais no meu cabelo, e se possivel tambem na minha pele.
    Quero saber se consideras esta loja (Sheabutter Cottage) de confiança. Pretendo encomendar alguns produtos, ou até mesmo pedir as amostras, para saber como são.
    Já fiz tanta asneiras no meu cabelo, que ele agora está muito fraco e quebradiço, até mesmo está a cair. Recentemente usei um texturizador de cabelo para crianças, porque não quero mais desfrizar, mas ainda assim não deixa de ser uma especie de desfrizo,que daí uns meses terei que voltar a usar senão cai as pontas todas.
    De qualquer forma é o que vai acontecer quando eu passar para o cabelo natural, mas pelo menos quero que a raiz esteja forte e a crescer saudavel.
    Então o que me aconselhas? Foi através de um dos teus artigos que fiquei tive a certeza do meu tipo de cabelo, que é muito seco e crespo, tipo 4.
    Mais uma vez, obrigada pelos teus artigos, aguardo pela tua resposta!
    Bjocas

    “Carpe Diem”
    Ika Narciso

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      Obrigada pelo teu comentário🙂

      A Loja online Sheabutter cottage é de extrema confiança. Os productos sao de uma qualidade altíssima e a encomenda não demorará mais do que 2 dias úteis a chegar a tua casa.
      Parabéns por teres tomado a decisão de usar o teu cabelo natural. Vai ser difícil e demorará algum tempo a perceberes o que o teu cabelo gosta ou não, mas verá que os resultados valerão a pena. Se tiveres quaisquer dúvida ou mesmo ideias para artigos futuros, basta deixares um comentário em qualquer um dos meus posts.

      Gostar

Deixe uma Resposta

