O porquê dos média ingleses terem tentado transformar os recentes acontecimentos de ‘Looting’ em Londres numa questão de raça

É muito fácil pensar que foram os pretos os causadores de todo o mal dos últimos dias em Londres.

É muito fácil pensar que os Indianos estão a tentar chamar atenção a questões religiosas roubando ténis a JD ou destruindo o restaurante Nando’s .

É muito fácil culpar os emigrantes e não ver as reais causas de Londres ter sido virada do avesso nestes últimos dias.

Os média ingleses também só ajudam a perpetuar o mito de que os pretos e Indianos são os únicos a roubarem telemóveis e a partir janelas, editando as imagens televisivas e  jornais de modo a que só alguns grupos raciais sejam mostrados, maioritariamente negros e asiáticos. Os policias por sua vez também revistaram mais negros e asiáticos durante estes dias, do que brancos o que só veio criar mais tensões entre a comunidade e continuar o mito de que só alguns grupos raciais é que são looters

Mas a verdade é outra. A verdade é que todas as raças sociais em diferentes partes de Londres fizeram parte do Looting (expressão inglesa que significa roubar e criar o caos durante uma riot). Podiam ver-se brancos, negros, asiáticos. Londoners de todas as partes do mundo , idades, crenças religiosas e escalas sociais a tentar agarrar o último Iphone ou ténis da adidas ou simplesmente partir janelas de mercearias locais. Nao porque necessariamente precisavam de alguma coisa, mas porque queriam essencialmente descarregar a sua raiva do governo sobre uma grande variada de motivos.

Alguns vieram aos diferentes média dizerem que fizeram parte do looting porque o governo lhes tinha cortado os abonos sociais e esta era forma de se vingarem, outros porque o governo lhes tinha cortado o EMA ( Education Maintainance Allowence,abono para estudantes) e por isso não conseguirão ir para o colégio ou faculdade em Setembro e simplesmente não conseguirão suportar os custos. E como é óbvio a maior parte destruiu a mercearia da esquina simplesmente porque era divertido e queriam fazer parte da riot e mostrar aos policias quem mandava na área e a prova está num rapaz de 11 anos, que foi preso e condenado porque roubou um caixote de lixo no valor de £50 ou numa assistente de professora que foi presa e condenada admitindo ter feito parte do Looting porque só ganhava £1000 por mês e pagava muitas contas e precisa de algumas coisas para a casa.

Muitos gangs também aproveitaram-se da indignação sentida no protesto pacifico da morte de Mark Duggan para criar o caos nesse dia, começando por instigar a violência contra os policias incendiando carros, partindo janelas não só em Totenham mas em diversas partes de Londres com a desculpa que era por causa do Mr. Duggan, o que levou a que mais gangs e miúdos facilmente impressionados quisessem fazer parte da riot e incendiar um ou  outro carro da policia por pura diversão.

E muito fácil fechar os olhos e não ver os reais problemas da sociedade britânica como o facto da juventude não ter qualquer tipo de respeito pela sua comunidade, da juventude não ter quaisquer planos ou crenças no seu futuro por isso não se importarem das consequências que estes últimos dias de looting podem trazer á sua vida, de haver uma tensão entre brancos, negros e asiáticos em que nenhuma das três raças sente-se compreendida ou aceite pela sociedade ou pelo governo e de basicamente toda a sociedade britânica ter perdido o respeito pelo governo, principalmente depois dos últimos cortes em diferentes sectores como na educação ou apoios sociais.

Ver as questões da sociedade de uma forma simplista, como com a desculpa de que foi uma questão de raça,e que só pretos, asiáticos e emigrantes é que são looters, é tornarmo-nos  numa avestruz e enterrar a cabeça na areia,tentando fugir dos problemas.

Vamos enfrentar os problemas de frente, criar mais debates e resolver assim os problemas desta sociedade decadente.

United we stand. Divided we Fall

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s