Cabelo natural africano: Dicas para criar a vossa própria rotina

[via]

Guia Para principiantes

Criar uma rotina eficaz para o cabelo natural, é das tarefas mais complicadas que terão, nesta vossa jornada para obter um cabelo natural africano saudável. Há milhares de possibilidades e o mais certo é que descobrirão só ao fim de alguns meses, ou até anos, e muitas tentativas falhadas. Lembro-me que nos primeiro ano e meio da minha jornada o meu cabelo caía que nem doido e eu experimentava tudo quanto é producto e recebia tudo quanto  é conselho de bloggers e colegas da faculdade. Com o passar do tempo comecei a ‘ouvir as necessidades do meu cabelo’ e percebi o que ele precisa e quando precisa.

Aprendi que o meu cabelo adora água, tenho que o enxaguar a cada dois dias, gosta também de pre-po, adora óleos especialmente Vatika e azeite extra virgem e é maluco por productos naturais como manteiga de karité e Bee mine Deja’s Hair milk.

As dicas que se seguem não são regras mas são só alguns conselhos para não andarem tão a deriva como eu andei.

Precisam de descobrir:

  • Quantas vezes precisam de lavar o cabelo: Há quem lava a cada dois dias só com condicionador, uma vez ou duas vezes por semana com um shampo sem sulfatos, a cada duas semanas ou uma vez por mês. Tudo dependerá da vossa vida pessoal, do tempo que podem dar ao cabelo e do tipo de productos que usam no cabelo, por exemplo, se usam imensos productos como géis e espumas o mais certo é terem de lavar com shampo duas vezes por semana
  • Usar o condicionador e desembaraçar o cabelo: Podem desembaraçar o cabelo húmido com condicionador antes de lavar com shampo, ou com condicionador debaixo de água corrente. O importante é nunca pentear o cabelo enquanto ele estiver seco e sem condicionador e penteá-lo sempre em 4 ou 6 seccoes
  • Hidratacao: A hidratação faz-se através de água e de productos que contenham água como primeiro ingrediente, como leave-ins, cremes, pomadas. Tem que descobrir quantas vezes por dia ou por semana podem borrifar ou enxaguar completamente o cabelo, e que tipo de leave-ins usarão depois. Tentarei o meu melhor em sugerir leave-ins caseiros e comerciais até encontrarem o melhor para vocês.
  • selar a hidratação: Isto faz-se através de óleos como azeite extra virgem, óleo de amêndoa doce, óleo de coco ou manteiga de karité. Os óleos irão afixar a hidratação nos fios por mais tempo, o que promoverá a elasticidade do cabelo, logo ele ficará mais macio e menos quebradiço.
  • Tratamentos/ hidratação profunda: Nisto incluo as máscaras hidratantes ou de proteína. Há quem faca duas vezes por semana e há quem faca uma vez por mês. Tudo dependerá do tipo daquilo que o vosso cabelo precisa. Se estiver extremamente fraco e quebradiço precisarão de um tratamento com proteína, se estiver sem brilho e seco precisarão de um tratamento hidratante.

Confusos?? É normal o nosso cabelo é um completo enigma, leva tempo a percebe-lo, mas verão que assim que encontrarem a rotina certa o cabelo crescerá numa velocidade estonteante.

O mais importante é que percebam que não há producto nenhum que irá fazer o vosso cabelo crescer, tudo depende da técnica que usarem.

Conselho final: Experimentem cada rotina durante um mês seguido e só um passo de cada vez, i.é, comecem pelo shampo e até acertarem na rotina ideal, não passem para o passo seguinte

Boa sorte 🙂

ah não se esqueçam de deixar um comentário a contarem as vossas aventuras e desventuras

Advertisements

One Comment Add yours

  1. Lene diz:

    Eu lavo o cabelo duas vezes por semana porque como hidrato muito o cabelo com cremes e óleos gosto de me certificar que tenho o cabelo sempre limpo.
    Este método funciona muito bem comigo Angie…já li sobre uma americana que lava o cabelo uma vez por mês uauuu deve dar bons resultados para ela porque ela tem um afro enorme e bem bonito.cada cabelo tem a sua história.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s