O porquê de eu não usar extensões de cabelo e perucas…

Não sou contra extensões ou perucas mas sei que é preciso usa-las com cuidado. Todas nós sabemos que quando usamos extensões sintéticas (sempre) ou perucas a nossa atitude e confiança muda. No meu caso, sinto-me ,de repente, como a Rapunzel,

linda maravilhosa com um cabelo super comprido que sempre desejei, que irá ajudar-me a atrair o meu príncipe encantado que irá salvar-me de uma vida de solidão e que será a inveja da ‘vizinha’ do lado. Ou como aquelas modelos dos anúncios de productos de cabelo que dão voltas e reviravoltas ao cabelo

A minha confiança dispara como um foguete e de repente vejo-me a andar de maneira diferente, tenho uma certa ginga de mulher fatal que aparece sabe-se lá de onde, e só me apetece saltitar como a Julie Andrews do filme The sound of music

Também reparo que atraio o triplo da atenção masculina quando tenho extensões, essencialmente porque a minha confiança é maior e porque os homens tem uma certa atraccão por cabelos longos, sejam eles verdadeiros ou falsos.

O pior é se conhecemos alguém quando estamos com extensões, porque ele foi atraído pelo nosso cabelo longo, e quatro semanas depois aparecemos com o cabelo curto, ficamos sempre com receio que ele faça a terrível pergunta : -Então pah? Porque é que cortaste o cabelo? O que? O cabelo não era teu? Txiii é pena….

O problema  é quando tiro as extensões. Aquela confiança de Rapunzel e ginga de Julie Andrews/mulher fatal desaparece completamente. Pelo menos durante uma semana, sinto-me menos bonita, menos poderosa, menos mulher fatal. E eu realmente não gosto dessa inconsistência no que toca á minha confiança. De sentir-me um máximo num momento e horrível noutro.

Daí perceber completamente quem seja obcecado por extensões e perucas. É complicado readaptarmos-nos a nós mesmos. Encontrar a nossa própria ginga. Sem máscaras. Isso sim é complicado.

Daí usar extensões só a cada dois anos. Por diversão e só usar durante quatro semanas. Nas restantes 100 semanas uso o meu próprio cabelo natural. Descobri que desta forma não há nada que me derrube em termos de confiança, porque eu sei aquilo que sou e quem gosta de mim, gostará sempre sem quaisquers máscaras superficiais.

8 Comments Add yours

  1. Licia diz:

    Goste muito do texto! No momento estou a me sentir nua, pois foram mais de 8 anos com alongamento e sem intervalos, e de 1 ano para ca adotei os alongamentos tic tac, e aos poucos estou deixando de usar eles tambem. Quero deixar meus cabelos ao natural, porem aqui onde moro agora,nao encontro nenhuma loja especializada em produtos afro, e muito menos saloes que cuidem de cabelos assim. O meu cabelo esta em estado lastimavel, apesar de estar abaixo do pescoco esta todo quebrado e pouco, nao sei o por que meu cabelo esta super ralo; estou pensando seramente em cortar, pois o que adianta um cabelo comprido e ralo. Venho sempre aqui em busca de novidades, essa semana deve chegar o meu oleo de castor, vamos ver se ele vai me ajudar. Ja fazem 4 meses que estou sem desfrizar o cabelo, e estou super tentada a desfrizar ele novamente, mesmo sabendo que nao devo cair em tentacao rsrs! Muito obrigada a criadora do blog, aqui encontro dicas maravilhosas.

    Gostar

  2. Nega Jhana diz:

    Adorei o texto foi mto inspirador p/ mim q vivo ha anos com extensões, e intervalos de meses
    como faco p/ recuperar meu cabelo carapinha 4d,deixando cachos definidos e hidratados? Já experimentei Deva Curls são medios alem de mto caros no brasil como me ajudar?

    Gostar

  3. yolanda92 diz:

    concordo plenamente com tudo o que disseste..identifico-me com o texto

    Gostar

  4. Lene diz:

    Espectacular o teu texto…no ano passado mais concretamente em Outubro decidi usar o cabelo natural fiz transição por cinco meses e cortei todo o cabelo alisado(Big Chop)em Março 2011.Foi a melhor coisa que fiz,sinto-me tão bem e super orgulhosa mas já deveria ter feito isso antes.
    Abandonei de vez a química que só me dava dores de cabeça e não deixava o meu cabelo crescer.
    Em relação aos homens está mais do que provado que preferem mulheres com uma longa cabeleireira, noto isso sem duvida mas neste momento nem ligo pra isso porque o meu cabelo está saudável e a crescer naturalmente.
    No meu blogue falo sobre a minha experiência com cabelo natural e o que tenho aprendido com outras mulheres que já usam o cabelo natural há mais tempo que eu.
    Vale mesmo a pena.

    Gostar

  5. caduzinhaa diz:

    Concordo plenamente contigo. eu já usei extensões e sentia me bem, só que não era eu e tinha medo de conhecer alguém que só se sentisse atraído por mim quando eu tivesse cabelo comprido. além disso sentia me menos africana. tenho tanto orgulho nas minhas tranças e na minha carapinha. agora uso o meu cabelo e bem, “what you see is what you get”😉
    adorei o blog

    Gostar

  6. selma diz:

    Obrigada.

    Gostar

  7. selma diz:

    Uau..Gostei imenso deste teu texto, ‘e uma coisa que defendo muito tambem, o nosso cabelo natural, quando desfrizo fico apenas dois meses, apesar do pessoal passar o tempo a dizer que tenho uma carapinha comprida e devia desfrizar. Costumo por as minhas trancinhas devido a vida agitada. Neste momento estou a tentar ver o que faco com ele, o certo ‘e que quero usa-lo natural neste momento inventando um penteado. hehe😉

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      ora viva
      gostei de saber que gostaste do meu texto😀

      dá uma olhadela á minha categoria cabelo natural onde tenho alguns artigos que te podem ajudar em relação a cuidados e penteados como
      Os diferentes tipos de cabelo mais links que podem ajudar https://angielopes.wordpress.com/2010/12/19/os-diferentes-tipos-de-cabelo-links-que-podem-ajudar/
      e
      20 penteados para o cabelo natural africano parte II- fotos e videos: https://angielopes.wordpress.com/2011/02/06/20-penteados-para-o-cabelo-africano-natural-parte-ii-fotos-e-videos/

      Espero ter ajudado beijokas🙂

      Gostar

Deixe uma Resposta

