Cabelo natural africano: Nunca mais irei usar o Shampoo Dr. Bronners Castille Soap

Dr. Bronner’s castille Soap é um shampo/ sabão extremamente popular na comunidade de cabelo natural africano. Em todos os blogs, websites, forums há quase sempre criticas postivivas a este sabão 100% natural que pode ser usado em mil e uma maneiras, incluindo como shampo, lavar o chão, gel de banho, lavar a roupa…

O problema deste sabão é que irá danificar a longo prazo o nosso cabelo. Tudo devido aos níveis P.H. alcalinos extremamente altos deste sabão. Mesmo que o sabão seja diluído, como é aconselhado na garrafa em 10% de sabão e 90% de água mesmo assim é extremamente perigoso ao cabelo já que levanta as cutículas do cabelo, enfraquece-o levando por isso que tenha mais pontas espigadas e que cresça mais lentamente.

Eu comecei a usar Castille soap no outono de 2010 porque simplesmente era mais barato e quase todas as bloggers do youtube tinham usado e adorado. Antes usava o Shampo com mel da Body shop ou o shampo Rescue Naked da Boots. Estes dois shampos promoveram o crescimento do meu cabelo e ele estava brilhante, forte, macio e a crescer muito rápido mas como na altura tive que começar a poupar dinheiro para vir para Londres, resolvi procurar algo mais barato e mais natural.

Não podia ter escolhido um pior shampo.

Aos poucos notei que o meu cabelo estava com mais pontas espigadas, que estava a crescer mais lentamente e que o meu couro cabeludo estava constantemente seco e que tinha sempre uma enorme comichão. Agora em Janeiro, depois de quatro meses a usar Castille Soap,  resolvi desistir de tentar encontrar sempre o mais barato e enfrentar a realidade. O meu cabelo estava horrível. Cheio de pontas espigadas e seco. Cortei ontem o cabelo, outra vez….  e desta vez deu-me pena, já que já estava a passar a altura dos ombros.  Mas teve que ser, quero que o meu cabelo seja saudável acima de tudo, nem que tenha que estar para sempre com o cabelo curto (pela altura das orelhas)

A minha vbogger preferida, kimmaytube, bem que explicou com detalhes no youtube o porque de castille soap ser tão perigoso para o cabelo, mas eu decidi não ouvir.

Podem ver os vídeos aqui , aqui e aqui

Mas resumindo, os níveis de ph variam entre 0 e 14 sendo, acido 0,  neutro 5 e alcalino 14,  castille soap tem um PH alcalino de 10 mas o recomendado está entre 4 e 7…eu sei…eu sei… burrice minha…eu realmente devia ter pesquisado mais e devia ter ouvido Kimmaytube…

Agora, voltei á estava zero…tive que cortar o meu cabelo, resultado de dois anos de muitos miminhos e tratamentos, tudo porque escolhi o shampo errado….

Agora tenho 500ml de Dr. Bronner’s Castille Peppermint soap que usarei para lavar o chão…

Mais info sobre o porque de Dr. Bronner’s ser tao perigoso para qualquer cabelo no video abaixo ( ignorem os primeiros minutos do vídeo, ela nao está a falar nada de jeito…:) )  :

Deixe uma Resposta

