Uma noticía do Sunday Times deixou-me preocupada com Portugal

Um artigo no jornal inglês The Sunday Times de hoje intitulado ‘Youth Exodus leaves Med for dead’,  deixou-me extremamente preocupada com a situação dos jovens licenciados em Portugal, mais especificamente com os jovens licenciados com menos de 25 anos.

O artigo fala de como jovens, com cursos superiores, com pós-graduacoes, licenciaturas, mestrados e doutorados, um bocado por toda a Europa, simplesmente não conseguem arranjar emprego. Estes jovens são muitas vezes sujeitos a viver com os pais por tempo indeterminado, já que não conseguem nem um emprego fixo nem dinheiro suficiente para sair de casa.Mesmo com os cursos que possuem, por vezes, nem como empregados de mesa conseguem um emprego.

Portugal tem uma taxa de 22% de desempregados com menos de 25 anos no desemprego mas há países piores como a Itália com 29%, Grécia com 33% e Espanha com 43%.

Eu já tinha uma nocao desta situacao, tenho imensos amigos que emigraram, um bocado por todo o mundo, á procura de uma melhor vida mas nunca pensei que a taxa fosse de 22%, sempre optimista eu pensava que rondava os 8% a 11%.

Muitos destes jovens estão a optar por emigrar para outros países como Inglaterra, Holanda, Japão e até a Argentina em busca de uma melhor vida. Um dos casos que me custou imenso ler foi um de um jornalista grego com nove anos de experiência em Jornais, rádio, e televisão que não consegue arranjar emprego em lado nenhum e que está a pensar mudar-se para Londres e arranjar qualquer emprego nem que seja a lavar pratos.

Numa altura em que eu estou a tentar decidir sobre o que fazer em relação ao meu futuro, agora que tenho o curso e os estágios que queria, esta noticía veio preocupar-me ainda mais.

Será que devo voltar para Portugal mesmo que neste momento metade do país parece estar a pensar emigrar ou será que devo ficar cá e tentar a minha sorte em Londres apesar das saudades?

Qual é a situacao dos jornalistas em Portugal? Qual é a taxa de desemprego na profissao? E em relacao aos jornais e revistas de música? Será que há vagas?

Preciso de pensar…

Deixe uma Resposta

