Pergunta: Tenho o diploma mas será que sou uma jornalista?

Uma conversa com um amigo meu, foi a catalizadora deste post:

Amigo (A): Fazes o que?

eu: Trabalho no Primark

A: ahhh bacano, gosto de lá fazer compras

…passadas algumas semanas…

A : Já pensaste em tirar algum curso superior?

Eu: Já tirei, estudei jornalismo na University of Lincoln, formei-me este ano.

A: o quee???? Mas que raio!!!!??? mas tu estás este tempo todo, sem me dizer que tiraste um curso??? Disseste-me que só trabalhavas na Primark. Então tu és uma jornalista e bloguer e não só, simplesmente, uma trabalhadora da Primark.

Eu:Nao acho que me posso chamar de jornalista já que não exerço a profissão. Fiz alguns estágios mas nada de especial, nem nada pago.

A: Isso é irrelevante, já que aprendeste as bases da profissão, só te falta mais experiência.

hummm…..!!!!!!???????????

Preciso da vossa opiniao.

Sim. Tenho um curso superior, tenho um blogue e amo a profissão de jornalista e tudo o que envolva os média. Mas será que tenho esse direito? O direito de me intitular jornalista?

Não tenho a carta profissional, só um diploma e nunca me pagaram por nenhum artigo. Todas as revistas e websites em que escrevi foi só pelo prazer de aprender algo todos os dias e pelo prazer de estar numa redacção, nada mais, essa era sempre a intencao APRENDER, APRENDER, APRENDER. Daí ter tirado um curso de jornalismo. Precisava de aprender as melhores ferramentas para poder procurar noticias e informações importantes por mim mesma.

É que eu nem sei, se um dia irei ter um emprego full-time, part-time ou até de freelancer como jornalista.

Gostaria que os recém formados em jornalismo que estiverem a lejorr este post que me ajudem e que deixassem um comentário em baixo.

  • o que é que vocês respondem quando alguém vos faz esta pergunta?
  • Que nome dar ás ‘carradas’ de recém formados em Jornalismo portugueses que não conseguem exercer a profissão, para além de desempregados claro…

Aos restantes estudantes e leitores: Qual é a vossa opinião em relação aos recém formados que não exercem a profissão?

vídeo: So do you want to be a journalist?

Deixe uma Resposta

