A grande confusão no Reino Unido sobre o Nando’s e a culinária portuguesa

É extremamente irritante ter ingleses  e internacionais que nunca tiveram em Portugal, discutir comigo que a comida portuguesa é o tipo de comida que o restaurante Nando’s serve.  Este restaurante serve basicamente galinha no churrasco com piri-piri. Prato que qualquer país tem e que qualquer um sabe saber.

Há uma imensa confusão em relação ao Nando’s e a comida portuguesa. A história desta cadeia alimentar conta que os fundadores do restaurante, resolveram dar um nome português ao restaurante em homenagem aos colonizadores portugueses.

Na época dos descobrimentos os colonizadores portugueses foram a Moçambique,  e de entre as centenas de especiarias que eles descobriram, o piri-piri foi a especiaria de eleição de todos. Depois quando eles estavam a fazer o caminho marítimo para a Índia, pararam na Africa do Sul, dando a conhecer aos locais esta especiaria. Centenas de anos depois, por volta de 1980 dois amigos, que tinham um enorme amor por frango no churrasco com piri-piri;  um deles com pais portugueses, com o nome Fernando, decidiram criar o restaurante e em Homenagem aos portugueses que trouxeram a especiaria para aquele pais, decidiram dar o nome Nando aos restaurante, nome tipicamente português e incluir no menu alguns vinhos e doces portugueses como o pastel de nata.

O resto do menu consitui-se de hamburgers, fajitas tudo de galinha…

Isto tudo para dizer que fico sempre extremamente chateada quando ninguém percebe que a comida portuguesa é muito melhor do que galinha no churrasco com piri-piri. Seria aceitável se eles já tivessem ido a Portugal, ou tivessem ido a restaurantes portugueses, mas não. Não aceitam que o Nando’s não tem nada que se assemelhe á cozinha portuguesa. A nossa comida é magnífica, tem alma, caracter e é distinta de qualquer pais, sendo portanto única e difícil de descrever.

Mesmo depois de 3 anos a viver em Inglaterra, e de ter explicado a historia do nando’s a dezenas de amigos meus, eles continuam a não acreditar que a comida portuguesa raramente leva piri-piri e que a maioria dos nossos pratos típicos nem sequer envolvem galinha. Aliá algum não acreditam nem em mim nem no próprio website do Nando’s que tem a história completa do porque da homenagem aos portugueses.

No entanto, também sou culpada disto tudo. já que também, me é difícil explicar a essência da cozinha portuguesa.

Como é que eu posso explicar o que nos caracteriza? Afinal de contas o que é a culinária portuguesa? Seria muito fácil nomear alguns pratos populares, como a bacalhau com natas, o cozinho á portuguesa, as francesinhas do Porto…E é melhor nem falar da doçaria, que só essa mereceria ser analisada numa tese de Doutorado, já que cada região tem o seu orgulho.

Entretanto vou fazendo o melhor que posso. Explicando aqui e acolá a história da Nando’s ( aaii a publicidade) e cozinhando sempre que possível pratos portugueses. O que faz falta aqui é uma enorme cadeia de restaurantes que iria representar decentemente a culinária portuguesa, com os melhores pratos nacionais. Quem sabe um dia.

E para vocês? O que é a cozinha portuguesa?

7 Comments Add yours

  1. Fernando M Rocha diz:

    Como classificar a cozinha portuguyesa? Simples: é a cozinha mais internacional que existe no mundo. Temos influências de todos os lados e onde fomos deixamos a “nossa marca”. Se explicar que os ingleses certamente nâo beberiam chá por causa dos portugueses talvez la cheguem… Ou o caril… Ou a “tempura” no Japao…

    Mas a melhor explicação talvez seja esta: somos o Pais com o maior numero de pratos cozinhados do mundo! Somos o Pais que de terra em terra temos uma sopa diferente para oferecer. Somos o povo que cozinha todas as partes do porco. Temos o melhor peixe do mundo e por isso dos melhores pratos de peixe. Ai a diversidade é gigante. Só de bacalhau temos 1001 maneiras de o cozinhar, e nem sequer é nosso.

    Resumindo… A nossa gastronomia é um reflexo do povo aventureiro que somos. Basta ver por onde andamos e por cada sitio devemos ter uns 50 pratos… Depois é só fazer as contas, como diz o outro.

    Gostar

  2. dianastc3 diz:

    compreendo o teu desagrado diga-mos que eu tento explicar isso todos os dias como uma colega minha diz nando’s é como o McDonald’s mas com melhor serviço, a verdade é que em Portugal a diversidade de comida a que estamos habituados é tanta que é dificil de explicar, a nossa comida ñ é feita a pressa nós gostamos de estar sentados a mesa e conversar demorar o nosso tempo a comer e esperamos que a comida seja feita demore o tempo que demorar nada é feito ás três pancadas com pressa de chegar a algum lado, gostamos de saborear cada ingrediente de fazer da refeição um momento importante do dia e não apenas mais um (atenção sou péssima cozinheira devido a ter tido uma avó ter uma mãe uma tia e uma madrinha que tem uma mestria única na cozinha).
    a comida é feita com amor e carinho e nós sabemos isso a melhor maneira de agradecer ao cozinheiro(a) é saborear aquilo que está no nosso prato, temos a tendência de fazer comida demais e gostamos de partilhar com os outros acho que tudo o que somos vem muito da nossa cozinha a paciência e generosidade acima de tudo.
    Eu sei o porque do Nando’s de querer identificar com os tugas o facto família e convívio que está inserido naquele momento é muito importante para a empresa se á uma coisa que o portugues valoriza é a sua cozinha e eles sabem disso por isso é que o escudo português é como um sinal de confiança nos saquinhos de take-away do Nando’s mas não se enganem aquilo é comida tuga como eu digo o tuga come frango assado ao domingo ao almoço porque não lhe apetece fazer almoço

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      exactamente Diana ;-D Obrigadisíma pelo teu comentário.

      Até tenho por vezes receio de ir ao Nando’s porque cada vez que lá vou tenho que explicar que essa companhia vem da Àfrica do sul e o que é a comida portuguesa, o que como disseste é complicadíssimo de descrever o quão sortudos somos como a nossa variedade. Vejo que todos os portugueses passam pelo mesmo ehehehhe

      Gostar

      1. dianastc3 diz:

        Sim eu passo por isso diariamente afinal é so frango assado a uma razão por não resultar em Portugal ninguém vai pagar aquele preço por um bocado de frango qd pelo mesmo preço tem a tasca da esquina com o prato do dia mais barato.
        mas a ideia não é má de todo

        Gostar

  3. Ricardo Martins Soares diz:

    Nao entendo a irritaçao da autora desse artigo. Se na Inglaterra – como na Africa do Sul – acham que a comida do Nando’s é portuguesa, nao estao completamente errados pois ate’ 1974, Moçambique, de onde deriva a comida do Nando’s, fazia parte da Republica portuguesa.
    Nao é pois originario do Portugal europeu mas em virtude da grande quantidade de portugueses de Moçambique que foi para Portugal apos a independencia daquela colonia, tornou-se talmente popular nesse pais, que o proprio Nando’s apos ter aberto dois restaurantes, teve que fechar as portas, justamente em virtude da “concorrencia”.

    Gostar

  4. claudia diz:

    Concordo com o teu argumento em relação ão Nandos…
    Eu propria passei por isso de explicar aos meus amigos estrangeiros que nandos não era uma companhia portuguesa mas sim Sul africana e que estes senhores decidiram buscar a receita do piri piri portugues que por orgulho nosso podemos dizer que o tal molho é 100 % portugues.

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      hahahhaha ora nem mais. Até surgir um restaurante tipico portugues capaz de fazer face ao Nando’s acho que teremos que explicar eternamente que a comida portuguesa é um bocadinho de nada mais especial do que galinha com piri-piri…

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s