A criação de um portfolio online-parte I

Estou neste momento a criar o meu portfolio online. Penso que é muito importante ter mais do que uma maneira de provar aos meus futuros patrões ou clientes, aquilo do que eu verdadeiramente sou capaz.

Decidi, por isso, deixar de lado os papeis ( apanhei a boleia de ‘Salvar o planeta e as árvores’) e criar o meu portfolio online, com os meus trabalhos de jornalista e blogger.

O meu portfolio será focado somente em jornalismo musical e alguns artigos meus sobre os cuidados a ter com o cabelo africano, as áreas que mais me interessam. Em 2011 comecarei a trabalhar como jornalista freelancer e á procura de trabalho full-time como jornalista, por isso, precisarei de algo que de nas vistas…

Tenho aqui alguns bons exemplos:

Smashing magazine- 50 fresh Portfolio websites  for your inspiration

Design M.A.G- 50 Excellent designer portfolio websites

Folio Focus- Portfolio design inspiration

Noupe50 Fresh and unique personal portfolio websites

Alguns destes websites como repararam são mais dedicados a fotógrafos, designers, arquitectos e foto-jornalistas, no entanto, eu penso se eu tirar o melhor de todos e estudar bem como o website deles funciona poderei criar um website perfeito para uma jornalista freelancer á procura de trabalho. O meu portfolio será maioritariamente composto de texto e links para alguns artigos meus na net.

Outra solução seria pagar alguém para fazer o meu website. Mas, isso eu não quero. Quero construir o meu próprio portfolio. Esta nova etapa, funcionará mais como uma nova conquista minha, já que eu fora este blog nunca criei nada online. Agora só tenho que encontrar a minha veia criativa.Portanto terei que aprender tudo em relação a , css e todos os outros códigos que eu não tenho a mínima ideia como funcionam; ou encontrar algures na net uma plataforma que me ajude a criar mais facilmente o Portfolio perfeito de uma jornalista- blogger.

Portanto o plano será:

  1. Ir aos melhores portfolios na internet e retirar de lá o melhor e o pior.
  2. Seguir os conselhos de Sean Hodge na Smashing magazine em Creating a successful online Portfolio
  3. Tentar construir um website ou encontrar a plataforma perfeita
  4. Tentar ganhar mais experiência profissional e criar mais posts neste blog
  5. Criar o maior numero possível de contactos profissionais e tentar encontrar em 5 anos um emprego full-time ou uma rede fiel de clientes como freelancer

Preciso da vossa ajuda😀

Já alguma vez construíram um portfolio online? Quais são as melhores plataformas? Enviem-me os links por-favor nos comentários

2 Comments Add yours

  1. Natália diz:

    Oii, tudo bom?
    Encontrei seu blog na busca do google, sobre portfólios. Também estou na mesma que você. Quero fazer um, mas não tenho ideia, na verdade não sei nem por onde começar, rs. Tenho passado por inúmeros na internet, mas a maioria é para fotografias e designs. Tou um pouco perdida. Já conseguiu algum progresso?
    Gostaria de saber..
    boa sorte!
    beijos
    natália

    Gostar

  2. online portfolio becomes a market demands but your effort is in positive directions. Thanks for sharing our thoughts.

    Gostar

Deixe uma Resposta

