O grande problema dos mestrados em Jornalismo

Simplesmente não valem a pena.

Mestrados servem normalmente para dar-nos uma mais valia para a nossa futura profissão. Servem para nos especializarmos em determinada área, já que por vezes num curso superior só nos dão algumas ideias gerais em determinadas matérias.

Portanto alguém que tire um curso de psicologia pode especializar-se em Psicologia infantil ou sociologia, ou alguém que tenha um curso em relações internacionais pode sempre tirar um mestrado em Direitos humanos, ou politica.

É extremamente importante se estiverem a pensar tirar um mestrado que saibam exactamente que futuro querem ter, onde querem trabalhar, com quem, quando e porque; já que o tempo e dinheiro investido num mestrado é imenso e se tiverem indecisos e ainda um bocado perdidos penso que não vale muito a pena tirar um mestrado, já que a meio caminho se irão arrepender.

No Reino Unido os mestrados não são nada valorizados. Conversei ao longo dos meus três anos de curso com professores, jornalistas e bloggers sobre mestrados em jornalismo e todos me dizem o mesmo: ” Ninguém quer saber se tens um mestrado ou não, o mais importante é que saibas escrever e que tenhas experiência”.

Em 2007, quando ainda estava no meu primeiro ano do curso, comecei a procurar mestrados em Music Journalism no Reino Unido, reuni uma lista de cinco faculdades que são consideradas as melhores em termos de mestrados. Fui tendo também várias reuniões com professores e jornalistas que fui conhecendo ao longo destes 3 anos e a opinião era unânime.

“Nao vale a pena. Mestrados só valem a pena se não fores do ramo e não tiveres um curso superior em jornalismo. Não interessa se o curso é excelente, porque aprenderás o mesmo que aprendestes no ensino superior ou que poderias aprender num estágio.”

Foi o que me aconselharam, e quando os conselhos vem de pessoas que tem anos de experiência nos média e que tem o poder de me dar um emprego, penso que prefiro ouvir…

Aqui no Reino Unido pelo menos, os mestrados em J. são vistos um bocado de lado, com muitas precauções, vários editores de jornais, como a BBC, Daily Telegraph e the Times  que vieram falar á minha faculdade, Lincoln School of Journalism, dizem o mesmo, quando recebem o C.V. de alguém eles só olham pra duas coisas, se existe algum  tipo de erro de gramática e se se tens experiência ( estágios, freelance, blogs) se não, o CV irá provavelmente para o lixo.

Todos disseram que ter um mestrado é muito giro mas que na vida real nao serve de nada.

Os estágios de jornalismo no Reino Unido estão mais direccionados a pessoas que tem um diferente tipo de  “background”, como pessoas da área da ciência, tecnologia, engenharia, que tem algum interesse por jornalismo e que pensam escrever em revistas e jornais da especialidade, precisando portanto de aprender a escrever o básico. Conheci alguns durante  meu curso um exemplo clássico disso, uma rapariga alema, que tinha dois cursos, um em Biologia e outro em Farmácia e que decidiu que queria trabalhar também como freelancer na revista New Scientst. Conseguiu o emprego😉

Existem também mestrados mais específicos como Jornalismo e desporto, J. e ciência, J e Música, a lista não tem fim, mas na minha opinião o que iremos aprender nestes estágios não difere muito da experiência prática que podemos ter num estágio ou a trabalhar como freelancer. Sei disso porque já vi alguns prospectos ( programas) de algumas faculdades e não trazem nada de novo; e nada que com algum esforco ou a pedir conselhos aos profissionais, que não acabarei por conseguir os mesmos conhecimentos.

Eu gostaria muito um dia de tirar um mestrado mas em relações internacionais, psicologia, Direitos humanos internacionais, politica, mas como não tenho a certeza vou esperar até ter😉, já que simplesmente não posso dar-me ao luxo de gastar tanto dinheiro em algo que não tenho uma enorme paixão e certezas.

No entanto se acharem que esta é o caminho que querem seguir e pensam vir para o RU, podem sempre tentar estas faculdades, são consideradas as melhores no RU:

Bournemouth

Southamptom

City university of London

Birmingham,

London School of journalism

alguns links que podem dar jeito

Journalism.co.uk- Postgraduate list

Hot courses- Por regiao

4 Comments Add yours

  1. António diz:

    Boa Tarde Angie. Tenho estado a ler o teu blog, pois estou muito interessado em estudar jornalismo no Reino Unido. Infelizmente aqui não tive média para entrar no curso de Jornalismo, então entrei num outro curso de letras e literatura, mas não me queixo pois tem sido uma agradável surpresa. Não sei se estou certo, mas em Inglaterra muita gente que quer seguir Jornalismo como profissão vem do BA English, ou não? Estive a ler algumas coisas sobre mestrados e, uma das coisas que li é, se alguém quer mesmo fazer mestrado, que faça um dos mestrados acreditados pelo NCTJ. Da tua experiência, esses mestrados são essenciais e valorizados para quem não tirou uma licenciatura em Jornalismo?

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      Obrigado pelo comentário.

      Normalmente que vem de um curso superior de inglês ( BA English) tem um jeito para as palavras natural e gosta de escrever por isso é que são candidatos perfeitos para exercer a profissão de jornalista, já que há que ter um domínio exemplar da língua, mas dos variados freelancers e professores que conheci a maior parte vem de Historia, política, Literatura e Media Production.

      Sobre a NCTJ, sim, de facto vale sempre a pena seguir um mestrado que seja acreditado pela NCTJ. O meu curso em Lincoln é acreditado pela NCTJ e pela BJTC, o que me deu certezas que o meu curso iria equipar-me nao só no lado prático mas também no lado teórico com o melhor que o Reino Unido tinha a dar. Também, com um curso acreditado por qualquer uma destas entidades não precisas de tirar outro curso nestas mesmas entidades que prove que tens as capacidades técnicas e teóricas para exercer a profissão. O que por vezes acontece a muitos recém licenciados só pra ganhar a tal ‘carteira profissional’.

      No entanto, devo dizer que os mestrados em jornalismo não são valorizados. Ninguem quer saber sequer se tens um curso superior em qualquer tipo de matéria, O que conta é o quão bem sabes escrever e o teu nível de experiência, um mestrado é até um pouco olhado de lado já que no tempo em que estiveste a fazer o mestrado podias muito bem ter trabalhado como freelancer ou ganho experiência em alguns estágios. Mesmo para quem nunca tirou uma licenciatura em Jornalismo o que vale é a experiência.

      Já falei com dezenas de freelancers, jornalistas e já bati á porta de muitas revistas e a única coisa que me perguntam é quantos artigos escrevestes, sobre o que, em que revistas/jornais.se a resposta é menos d e10 eles não tão muito interessados mas se escreveres bem eles lá te podem dar uma chance.

      Falo claro está da situação do Reino Unido em Portugal nao sei o quanto vale um mestrado mas o Jornalismo, quanto a mim, é igual em todo o mundo, i.é, o que vale é a tua experiencia, jeito com a pena e determinação…por isso já sabes tens que ir á caça de oportunidades

      Ajudei?? há mais alguma coisa em que possa ajudar?
      😛

      Gostar

      1. António diz:

        Sim, ajudaste. Há outros mestrados que eu gostaria de fazer. como por exemplo História ou Relações Internacionais, mas aquilo que, neste momento me motiva mais seria trabalhar em jornalismo. Ou seja, achas que vale o dinheiro um curso no NCTJ, mesmo que não seja mestrado, ou que me deva dedicar antes a escrever artigos como freelance?

        Gostar

        1. Angielopes's weblog diz:

          Sim claro um curso na NCTJ ou na BJTC sao excelentes e podem ser uma mais valia especialmente para quem não é licenciado em Jornalista. lá também poderás ganhar alguns contactos se decidires ficar pelo Reino Unido e irá dar-te as bases da carreira por isso aconselho-te a fazer um curso primeiro. Há algo parecido em Portugal se quiseres ficar por lá, na Cenjor que será essencial para ganhar alguns contactos e dicas para trabalhares como Frelancer.

          cenjor http://www.cenjor.pt/

          BJTC http://www.bjtc.info/

          NCTJ http://www.nctj.com/

          Boa sorte

          P.s. Todos os cursos em qualquer uma destas instituições não são mestrados e não equivalem a uma licenciatura

          Gostar

Deixe uma Resposta

