Acabei o curso. E agora?

É que não sei mesmo o que fazer da minha vida. Andei a viver estes últimos quatro anos com um único objectivo. Sobreviver e acabar um curso em Lincoln. Consegui e em breve irei receber o tão merecido canudo. O problema é o depois, o futuro.

Tenho o mundo todo á minha espera, no entanto já tenho 24 anos por isso convém apressar-me um bocado.

Depois de Setembro, data da minha formatura, tenho tanta coisa que quero fazer. Tenho tantos planos, que não sei por onde começar. Desde estágios, viagens, línguas que quero aprender…

Depois há a eterna questão: Devo ou não voltar para Portugal? Será que devo ouvir o coração ou a cabeça? Se ficar cá no Reino Unido estarei a perder o meu tempo ou deveria arriscar tudo em Portugal?

É que as saudades são muitas, sinto falta de Lisboa e da qualidade de vida que lá tinha, mas também sei que aqui talvez terei mais possibilidades de seguir os meus sonhos. O medo de voltar para casa é enorme.

Não sei.

  • Há sempre a possibilidade de esperar um ou dois anos para por a cabeça em ordem e pensar no que quero realmente fazer. E entretanto ir trabalhando nalgum lado para juntar dinheiro para o que der e vir.
  • Há sempre a questão do dinheiro,  ou melhor a falta dele. Por isso decida o que decidir tenho que ter um emprego full-time para me sustentar. Não será possível fazer nada sem um emprego e já que normalmente os estágios em jornalismo não são pagos a situação fica complicada, muito complicada. Terei que escolher entre comida e um estágio dos meus sonhos. Ou juntar dinheiro suficiente, durante alguns meses,  para poder fazer um mês ou dois de estágio sem me preocupar com dinheiro para comprar o leite.
  • Gostaria de me tornar uma jornalista freelancer no Reino Unido, nas áreas da música e dos cuidados a ter com o cabelo africano. Já li livros e já pedi conselhos a profs meus sobre o assunto e o website Journalism.co.uk. tem sido precioso com todas os passos que devo seguir para me tornar uma freelancer.E penso que sei o caminho que devo seguir. Mas uma coisa todos eles me avisaram. Por ser internacional e por o meu inglês ainda não ser á prova de bala, pode ser que tenha dificuldades a conseguir vender os meus artigos, já que eles exigem um inglês perfeito. Os editores não tem tempo nem paciência para corrigirem todos os meus artigos.Os tempos estão muito difíceis para os jornalistas. Há milhares de estudantes que acabaram o curso com um 1st ( entre 18 e 20 valores) que estão no desemprego ou em empregos não relacionados com o curso que tiraram. A competição é feroz, e como é óbvio os editores preferem ingleses porque pelo menos eles terão mais vocabulário e conhecerão melhor as tradições e costumes ingleses, e por vezes a escrever uma noticia isso é essencial.
  • Tenho alguns estágios que quero fazer primeiro antes de voltar para Portugal. Um já está a caminho, saberão mais detalhes em breve. O outro está a ser mais complicado conseguir, já fui rejeitada mas também não irei descansar até conseguir um estágio naquela revista.
  • Gostaria de colaborar em alguns websites de música. No meu primeiro ano do curso fiz algumas críticas de música e filmes ao website Bandidge. , em hiatos de momento. Agora estou á procura de mais sites do género. O objectivo é escrever, escrever, escrever, escrever. Sei que se praticar o suficiente, irei melhorar tanto o meu inglês, como o meu estilo e o meu conhecimento musical.
  • Se e quando voltar para Portugal, já tenho também uma lista de revistas e jornais em que eu irei bater á porta. Revistas e jornais que admiro e que portanto seria um prazer trabalhar ou estagiar para eles entre os quais: Jazz.pt, Blitz, Público, Expresso (de preferência nos suplementos), Diário de noticias. E claro seria uma honra ter um pezinho na Sic

Aceito sugestões.

O que é que vocês fizeram quando acabaram o vosso curso?

Deixe uma Resposta

