Anastácio Lopes e a minha infância

Anastácio Lopes ( Nastaci Lopi, como é conhecido em Cabo-verde) foi sem dúvida o melhor comediante de Cabo-Verde. É quase impossível alguém que tenha sido criado no seio de uma família cabo-verdiana, nao conhecer Nastaci Lopi. Ele era inteligente, carismático e  retratava acima de tudo como ninguém as peripécias engraçadas do dia-a-dia de um caboverdiano.

Lembro-me de ouvir, quando era pequena, aos fins-de-semana, com os meus familiares as cassetes do Nastaci e de ser quase impossível ficar mais do que um minuto sem rir.

A maioria dos sketches  do Nastaci eram sobre as peripécias comuns de um cabo-verdiano, como a vida de um emigrante, o de ter que aprender outra língua e outros costumes, problemas com relacionamentos, ou simplesmente ele contando histórias de quando andava na escola e os problemas que ele tinha por ter que falar português no recinto escolar, por vezes misturando, sem querer, o crioulo com a lingúa portuguesa.

Com as histórias do Nastaci, lembrava-me sempre de alguns familiares e vizinhos meus ou até amigos e  nos nossos serões familiares a minha mãe lá ia se lembrando de mais histórias engraçadas dos nossos familiares em Cabo-verde. De vez enquanto alguém mais aventureiro lá ia contando as suas próprias piadas tentando derrubar o Nastaci do posto de homem mais engraçado de Cabo-Verde

Desde que vim para O Reino Unido, estou cada vez mais orgulhosa da minha família ter as raízes em Cabo-verde. O sentido de humor único dos Caboverdianos, afinal de contas não há povo mais engraçado, é um dos meus orgulhos, é que isto de saber ver o lado caricato até das situações mais embaraçosas tem muito que se lhe diga.

Infelizmente estes vídeos são em crioulo, por isso, desculpem se não entenderem mas não resisti ter um post dedicado ao génio Anastacio Lopes:

One Comment Add yours

  1. vitalina diz:

    adoro as anedotas de anastacio se tiverem mas algumas por favor pdbliquem

    Gostar

Deixe uma Resposta

