Vaga de pretensos ‘filósofos’ no Facebook

 

 Aqui está uma coisa que eu acho ao mesmo tempo muito engraçada e extremamente irritante.: A recente vaga de filósofos no facebook. Pessoas que de repente começam a enviar pequenas lições de vida diárias nos mais variados tópicos, como o amor, amizades, trabalho. Citam Descartes, Platão, Einstein. Parecem instantaneamente engraçados, inteligentes, cultos…

 Muitas vezes, deparei-me com frases fantásticas no facebook, de levar qualquer um com as lágrimas aos olhos ou abanar afirmativamente a cabeça, como que a dizer, e tens muita razão nisso, sim senhora.

 Até eu, por vezes, animo-me e ponho as minhas próprias frases, normalmente quando, finalmente, percebi algo, frases que explicam determinados acontecimentos na minha vida, que normalmente só os meus amigos mais íntimos entenderão o porque de eu ter posto a frase no facebook. Cito esta ou aquela personalidade; os meus preferidos Albert Einstein, Mark Twain e Mahatma Gandhi Tenho até uma categoria neste blog, citações, dedicada só a citações e frases engraçadas, que fizeram de uma maneira ou de outra parte da minha vida.

 O meu problema reside quando o ‘filósofo nao entende as palavras roubadas.

Pergunto aos ‘filósofos’, o que é que eles queriam dizer com aquela frase, e 90% das vezes…não me sabem explicar. Dizem que gostaram da frase e depois lá confessam que não sabem exactamente o que significa. Pergunto também se sabem quem foi a pessoa que disse a frase e 95% e não me sabem dizer quem foram Descartes, Sigmund Freud ou outras tantas, personalidades que qualquer pessoa com o mínimo de cultura geral e que saiba usar o google conhece.

 Alguns tem 16, 18, 20 anos, sabem portanto nada da vida, mas todos os dias no seu status lá está a almighty solução para os problemas do amor, paixão, amizade, vida eterna…Eu normalmete tenho um humor um bocado negro para estas coisas e quando uma ‘pita’ qualquer me põe frases sobre amor supremo eu lá deixo as minhas piadas ou observações, como obrigada realmente não me tinha dado conta disso, ou sim saber isso pode ser muito útil. E eles lá vem todos zangados ( porque não perceberam a piada), a dizer-me que eu não sei nada da vida e que um dia ainda lhe irei agradecer pelos conselhos que ela me deu…

 A ultima foi uma miuda de 20 anos que escreveu no seu perfil “ é bom saber quem são os teus verdadeiros amigos” eu respondi: Ohh… yaa… obrigada, isso realmente pode ser muito útil ás vezes.

 Levou a mal. Claro.

 solução: vou como é óbvio parar de comentar nas frases do pessoal, porque como é obvio estes ‘filósofos’ não tem sentido de humor nenhum….

4 Comments Add yours

  1. Arcanjo Miguel O Sid diz:

    eu estou de acordo contigo quando dizes que muita gente anda se considerar filosofo quando este apenas publica pensamento pois ser filosofo é bem diferente de estudante de filosofia, tirando claro o facto do homem ser filosofo por natureza!

    mas não devemos pensar que filosofo não pode se basear ou publicar no caso do facebook, ideias de outrem!

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      Adorei teu ponto de vista 😀 Obrigada pelo comentário

      Gostar

  2. E daí que somem as referências?! rs

    Gostar

  3. Carla Rossana diz:

    Que interessante esse seu comentário, mas pra mim não acrescenta em nada!
    Humor é aquele que nos faz rachar o bico, ou mesmo sentir uma pitada de alegria dentro da alma! Depois o que importa se estão passando coisas boas? Penso que é melhor assim pois de uma maneira ou de outra nos faz BEM espalhar a palavra que acrescenta algo em cada um a sua maneira!!! Principalmente nos dias em que atravessamos, onde o MAL está saltando aos nossos olhos vc não acha? De ruim, já basta td que está cada dia se avolumando com o esfriamento do “AMOR”!!!

    “PARA QUE O MAL AVANCE, BASTA QUE O BEM NADA FAÇA”

    Gostar

Deixe uma Resposta

