Cabelo africano- Ingredientes a evitar: Petroleum, Mineral oil e Lanolin

Encontrar um producto com bons ingredientes.Este provavelmente é dos maiores problemas que as mulheres africanas enfrentam na busca do producto perfeito, porque 96% dos productos africanos contêm ingredientes que impossibilitam o crescimento saudável dos nossos cabelos, como o Petroleum ( ou petrolatum), Mineral oil e Lanolin

Estes ingredientes são usados nos productos capilares africanos porque sao um productos baratos que misturam-se facilmente com os restantes ingredientes sem provocar muito mal á nossa saúde. O problema é que estes ingredientes só formam uma camada protectora sobre o cabelo, não chegando a penetrar ou a hidratar o cabelo. O resultado? O cabelo fica seco e quebradiço.

Para terem uma idéia, Petroleum é derivado do óleo crude, que usado em pequenas quantidades não faz mal á saúde no entanto é  usado só para aumentar o retorno das empresas. Um producto normal pode usar, por exemplo 45% de Petroleum e ,1% jojoba oil.

É como se tivéssemos colocado uma película aderente no cabelo. O cabelo parece brilhante e mais fácil de pentear porque o Mineral oil funciona como se fosse vaselina facilitando que o deslize do pente mais nos fios,  mas de facto o cabelo está fraco sem hidratacao ou proteína nenhumas e a gritar que o pretejam.

Estes ingredientes também impedem que os óleos naturais que produzimos  no couro cabeludo de serem absorvidos pelos fios de cabelo.

O que é que isto significa? Que estamos a ser enganados.

Os productos prometem tudo desde cabelos longos e fortes com embalagens a dizer que contem azeite ou ingredientes divinos, mas que de facto não tem efeito nenhum no nosso cabelo para além de dar brilho e facilitar o pentear.

Eu costumo fazer os meus próprios cremes de cabelo usando como base manteiga de Karité. Em Portugal, é mais difícil encontrar manteiga de karité pura, no entanto podem encontrar óleo de amêndoa doce orgânico, óleo de coco, azeite extra virgem ou até abacate e óleo de abacate.

Usar productos naturais irá melhorar consideravelmente a saúde dos vossos cabelos além de serem baratos.

Eu ainda não encontrei nenhum produto nas lojas de produtos africanos que não contenha estes ingredientes, mas se souberem de algum que não contenha por favor avisem-me.

Por vezes é melhor também usar outros productos considerados para cabelos da raça branca, como a marca Redken ou da Body Shop que teem productos espectaculares. Experimentei uma vez algumas amostras da Redken na categoria cabelos encaracolados e deve dizer que fiquei ‘maravilhada’ ;). São realmente muito bons, CAROS mas muito bons.

Fontes:

Lipo do brasil

Treasured locks

The natural haven

Grow black hair

Assata Forum

13 Comments Add yours

  1. Raquel diz:

    Meninas lindas!! Sou eu de novo, Raquel. Entao e que acabei de entrar no site ayur e encontrei esse link com manteiga de karite porém diz que é corporal. Dêem uma olhada: http://www.ayur.com.pt/produtos-de-beleza/2977-manteiga-de-karite-shealife-100-pure-whipped-shea-butter.html

    Minha duvida é sendo pura nao serve pAra cabelos tambem ou nao ????

    Gostar

  2. Raquel diz:

    Olá eu me chamo Raquel sou brasileira e nao sou afro descendente digo isso pra que vcs saibam que dou branca tenho os cabelos lisos poreeeeeeem o problema é cheguei em Portugal faz 3 meses e sem exageros: meu cabelo acabou!!! Esta duro, embolado, cheio de volume e até parece que encresparam. Nao da nem pra pentear ou enfiar os dedos pois agarra. O caso é serio mesmo meninas!! 😦 estou em desespero. Dizem que é da agua e do frio. Porém eu nao posso viver assim meu cabelo esta se partindo imenso, monte de cabelo no chão a cada penteada 😥
    Pesquisando na net descobri que preciso misturar limão no champu para tirar o sódio acumulado no cabelo e tb associar com produtos com dissodium. Além de tentar encontrar a manteiga de karite pura e o óleo de coco que salvarão meu cabelinho. Estou em Coimbra mas nao sei onde, em que lugar encontrar pelo menos o óleo de coco. Se eu por azeite extra virgem ajuda?? Ajudem me

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      Olá Raquel e felliz dia de S. Valentim

      eu sugiro productos naturais e caseiros dá uma olhadela aqui no meu blog https://angielopes.wordpress.com/tag/diy/ neste link onde irás encontrar algumas receitas caseiras.

      como tens o cabelo liso penso que a manteiga de karité, pode ser muito forte para os teus cabelos, tenta usar azeite extra virgem com mel como tratamento ou óleo de amêndoa doce, são óleos mais leves e mais eficazes para o teu tipo de cabelo.

      podes também usar leite de côco e 2 ovos , só uma vez por mês, como tratamento de proteína para o cabelo para fortalecer o cabelo.

      boa sorte e escreve-me pfv a contar se as minhas dicas resultaram
      bjkoas 😛

      Gostar

  3. joana diz:

    ola!
    adorei o teu post, muito informativo. fiquei só intrigada com uma coisa, onde é que encontras manteiga de karité em portugal? também gostava de experimentar fazer o meu próprio produto para o cabelo.
    Obigada pelo post,

    aguardo resposta 🙂 🙂

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      Ola 🙂

      Eu nao sei onde é que podes encontrar a manteiga de karité em Portugal. Estou á procura há anos e até agora nenhum dos meus leitores encontrou. Aconselho encomendar online.vais ver que vai valer a pena.
      😛

      Gostar

    2. Angielopes's weblog diz:

      Ola 🙂

      Eu nao sei onde é que podes encontrar a manteiga de karité em Portugal. Estou á procura há anos e até agora nenhum dos meus leitores encontrou. Aconselho encomendar online.vais ver que vai valer a pena.
      😛

      Gostar

  4. nelma diz:

    estive na net a procura de dicas para manter o cabelo saudavel e ca xeguei adorei as dicas e receitas.

    tenho o cabelo fraco e antes de uzar todos esses produtos quimicos acabei quase que careca gostaria imenso de uma dica para mantelos naturais e começar de novo o problema e que as tranças sempre partiram-me o cabelo e careca o meu pai mata-me.

    ajuda-me a encontrar a melhor solução ou como mantelos cacheados naturalmente.

    bj adorei o teu blog

    Gostar

  5. yolanda92 diz:

    adorei a dica vou comprar esse vatika de coco

    Gostar

  6. selma diz:

    Mais um post importante para ler. Eu vou ja comprar o Vatika Coconut Hair Oil, pois descobri uma loja de nome Ayur pela net, estive a ver o site e fica pelo Campo Pequeno em Lisboa. Finalmente um produto bom, que se fala muito nos blogs e que vende em Portugal. Vi no site da Ayur que tambem tem um Vatika que ‘e de azeite extra virgem, mas quando pesquisei os ingredientes que contem descobri que tem Mineral oil.
    Vou comprar definitivamente o de coco. 🙂

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      ola selma Obrigado pelo teu comentário é bom saber que pelo menos os Lisboetas conseguirao adquirir o óleo de Vatika. É de facto um must; uso-o há cerca de 1 ano e acho que nao poderia viver sem ele.
      Para os interessados aqui fica o website da loja http://www.ayur.com.pt/

      Gostar

  7. Cláudia diz:

    estou determinada a tratar bem o meu cabelo pra compensar os vários anos de abusos!ahahah .. inscrevi-me em dois bons fóruns (kiss e hairlista) e já aprendi imenso, o problema é q elas lá têm muito mais facilidade em encontrar esses produtos do q nós!

    muito obrigada pelas dicas! .. assim q experimentar dou feedback!eheh

    Gostar

  8. Cláudia diz:

    sabe onde é possível, aqui em Portugal, encontrar óleos naturais para o cabelo? Estou a ter alguma dificuldade em encontrá-los

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      Ola e obrigada pelo comentário 😀

      eu também tenho uma enorme dificuldade em encontrar productos naturais em Portugal, no entanto, poderás encontrar alguns productos como óleo de amendoa doce e aloe vera nas lojas celeiro
      http://www.celeiro-dieta.pt/index.php?id=411
      Outros productos como a manteiga de Karité, só por encomenda internacional, costumo encomendar a minha pela Shea butter cottage : http://www.akuawood.co.uk/home.php

      entretanto sugiro productos mais simples que poderás encontrar em todo o lado como Azeite, mel, maionese e shampos sem sulfatos. ve como usar nestes posts:

      https://angielopes.wordpress.com/2010/08/25/fuuuusao-quando-as-mascaras-intensivas-nao-resultam-usem-mel-e-azeite/

      https://angielopes.wordpress.com/2010/06/17/a-procura-de-um-leave-in-aqui-vai-uma-ajuda/

      https://angielopes.wordpress.com/2010/05/06/usar-maionese-no-cabelo-instrucoes-e-resultados/

      https://angielopes.wordpress.com/2010/03/31/shampos-sem-sulfatos/

      https://angielopes.wordpress.com/2010/03/08/como-usar-azeite-no-cabelo/

      Boa sorte e depois diz-me se resultou 😉

      Gostar

Deixe uma Resposta

