Cabelo natural africano- Ingredientes a evitar Parte I

O cabelo natural africano, apesar de parecer forte é na realidade muito sensível e quebradiço, sendo portanto, complicado encontrar productos que cuidem e o hidrate, protegendo-o ao mesmo tempo das condições externas como poeiras, chuva, neve.

Por vezes procuramos as coisas erradas num bom shampo. Procuramos o cheiro, preço, a quantidade de espuma e até a marca. Isso pode ser um dos nossos erros fatais, principalmente se tivermos o cabelo natural africano, que deve ser constantemente mimado, com os melhores productos que darão ao cabelo a hidratação necessária.

Como tudo na vida, devemos começar aqui pelo básico. A primeira coisa que devem mudar, se estão a ter dificuldades em tratar do vosso cabelo, é o Shampo. Vejam os ingredientes e  procurem se o shampo contem algo chamado Sulfatos. Há quatro tipos de sulfatos: Ammonim Lauryl Sulfate, Ammonim Laureth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Sodium Laureth Sulfate.

Estes ingredientes tornam o cabelo muito seco e quebradiço e podem ser irritantes para o couro cabeludo. O Sodium Lauryl Sulfate por exemplo é usado em praticamente todos os shampos e é usado porque é um detergente barato que ajuda a misturar bem os outros ingredientes, criando ao mesmo tempo espuma, por vezes, a parte preferida de muitas pessoas.

Os Sulfatos também são ingredientes usados em detergentes para lavar o chão, lavar loiça e até para lavar o carro. Podem ser irritantes para os olhos e podem criar o cabelo embaraçado e com pontas espigadas, muito por o cabelo estar seco e frágil.

Mesmo em baixas quantidades os sulfatos podem também penetrar as camadas da pele, algum estudos indicando que essa penetração pode causar cancro, atacar o sistema imunitário,  chegam o penetrar no fígado, coração, cérebro além de danificar o couro cabeludo, fazendo com que o cabelo cresça mais devagar.

Eu notei uma grande diferença quando parei de usar ingredientes sem sulfatos. O meu cabelo estava mais suave,e já não partia tanto.

Tentem o mais possível não usar ingredientes com sulfatos. O problema é que praticamente 97% dos shampos contem sulfatos, por isso a tarefa de encontrar bons shampos pode ser a principio complicada. As empresas só querem saber de lucro e sai mais barato fabricar productos com ingredientes como os sulfatos. Em breve darei uma lista de alguns productos que podem tentar.

Mais detalhes ir a :

Jason Cosmetics

Killer Strands

2 Comments Add yours

  1. Maria diz:

    Ola Angie, desde já obrigado pelas dicas. Mas não percebo muito sobre produtos. Certamente você tem mais experiência, e como falastes sobre os componentes quimicos de alguns produtos, o que achas sobre substituirmos os shampoos convencionais pelos shampoos para crianças, certamente que devem ser mais suaves e menos agressivos para os fios ou não? Obrigado mais uma vez

    1. Angielopes's weblog diz:

      ola Marinela🙂

      O mais importante é que o shampo não contenha sulfatos. recomendo o shampo Yes to Carrots 500ml por € 10 ou £7,50. Simplesmente divinal.
      Nao te esquecas também de fazer um Pre-po,( https://angielopes.wordpress.com/2010/12/27/dica-para-cabelo-natural-africano-tratamento-pre-po/) antes de cada lavagem😛

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s