Como usar o facebook? Conselhos.

O que eu aprendi com o Facebook?

O Facebook,  é neste momento a rede social mais popular, com mais do que 300 milhões de utilizadores activos.

O único problema desta rede social é que ainda tem grandes problemas em relação á privacidade, porque pouca gente sabe com usá-lo. Toda a gente partilha tudo, desde o que comeu ao jantar a momentos íntimos com os amigos, os cães, a mãe, as tias, de forma quase obsessiva, muito porque se os nossos estados não forem actualizados com alguma frequência, deixamos de alguma maneira de existir. Ninguém se lembra que estamos lá, portanto já não publicam nada no nosso mural, ou convidam-nos para festas, o que de certa maneira invalida o propósito do Facebook.

Portanto aqui vão alguns conselhos de quem já usa esta rede social há dois anos. Estes conselhos são baseados não só nas minhas experiências pessoais, mas principalmente com os problemas que o facebook veio a criar a alguns amigos meus.

Aqui vai:

1-A primeira coisa que devem fazer, antes mesmo de carregarem a vossa foto, é moderar a vossa privacidade. Escolham até que ponto querem partilhar com o mundo, os tais 300 milhões, o que se passa na vossa vida. Podem escolher partilhar com todos, só com os amigos ou com os amigos dos vossos amigos.

2-O estado da vosso estado civil: se vocês são solteiros, casados, amigos colorido de alguém, ou amantes, não convém por vezes, deixar o mundo inteiro saber disso, principalmente se vocês tem o caracter mais reservado.

Pode-se criar um problema aqui principalmente, se vocês mudam com frequência de namorado, ou não querem que os vossos patrões saibam a vossa vida pessoal, ou tem algo a esconder. Uma das minhas conhecidas no facebook, durante o verão mudou de estado de relação, á volta de 15 vezes durante o verão, esteve ( que eu saiba) sempre com o mesmo namorado,relação de quase 4 anos, mas ela estava tão instável que no espaço de 3 meses passou de comprometida, a é complicado, a solteira, a noiva, e depois a solteira outra vez.  Como é obvio o mundo todo soube, comentou, riu-se e  depois não quis saber, alguém lhe perguntou como estava ou se precisava de ajuda? Não.

Será mesmo necessário que os vossos patrões ou colegas de trabalhos saibam que estão numa relação ou estão solteiros?

O mesmo acontece com casados, quem está junto ou com quem tem namorado á já algum tempo. Ninguém tem nada a ver com a vossa vida privada.O mais importante é que os vossos amigos saibam, o resto que descubra perguntando. Ou podem simplesmente regular a vossa privacidade de modo que só os vosso melhores amigos possam ver.

3-Convém não adicionar os vossos gerentes e alguns colegas de trabalhos. Imaginem que não vos apetece ir trabalhar porque foram sair, beberam uns copos a mais e não vos apetece ir. A ressaca é tanta que ligam a telefonar que estão doentes. Eles acreditam e desejam-vos as melhoras e depois passados umas horas, á fotos vossas por todo o lado, de vocês com copos na mão, a dançar ‘até tirar o pé do chão’ na discoteca ou num concerto qualquer. Passam por mentirosos e a confiança de empregado para empregador acaba aí, naquela foto em que estão com o copo na mão a dançar com aquele rapaz todo giro…..

Não se esqueçam que agora os futuros empregadores, verificam primeiro o Facebook, antes de sequer chamarem alguém para uma entrevista. Por isso, se só tiverem fotos vossas com o copo na mão e á beira de um como alcoólico,  mais provável é que não consigam o emprego.

4- Não publicam todos os detalhes da vossa vida pessoal. Deixem lugar para algum mistério. Tenho amigos no facebook que partilham tudo, é quase como se fosse uma cobertura da SIC notícias, 24 horas por dia. Falta-me leite para o meu chá, tenho que ir ao supermercado, mas não me apetece nada. Levantei-me tarde hoje e agora estou a tomar o pequeno- almoço. Estou agora a ver TV com a minha mãe. Vou sair agora ver um filme com o meu namorado e já volto. Vou dormir, boa noite mundo.  Isto, e partilhar tudo quanto é foto da vossa vida pessoal. O do cão que aprendeu a fazer xixi no sitio certo, do primeiro encontro ou viagem romântica com o namorado, de TODAS as saídas e jantares com as amigas.

5-Usem o facebook para organizar festas, partilhar vídeos e links, manter o contacto com aqueles amigos e conhecidos que não podem ver todos os dias mas que vocês se lembram que passaram bons momentos, ou para  avisar que acabaram de actualizar o vosso blog ou o twitter. Ou se lembraram-se de alguma coisa engraçada.

6-Não percam tempo com aplicações que não serve de nada como o Farmville, ou para saber que tipos de deuses são, ou que tipo de beijoqueira, ou que tipos de animais foram numa vida passada. É tudo uma Perda de tempo.

7-Moderem o tipo de notificações que recebem por e-mail, senão receberão pelo menos uns 60 e-mails por dia. Os mais importantes serão se alguém vos adicionou como amigo, enviou uma mensagem, escreveu algo no vosso mural, ou vos marcaram em alguma foto. O resto NÃO INTERESSA, só vai servir para perder tempo.

8-Não.JAMAIS.EM TEMPO ALGUM, lavem a roupa suja nesta rede social. Se  uma amiga, um namorado ou quem quer que seja vos magoou, não devem por os detalhes todos no vosso mural. Ai este banana fez-me sofrer, traiu-me, mentiu-me, bateu-me mas nunca mais nenhum banana me irá fazer sofrer. Nunca mais irei confiar em ninguém. Sua amiga da onça.Ele tinha um ‘material’ pequeno e nem se aguentava nem 2 minutos! Ela disse-me isto e fez-me aquilo e fez também a este e aquele e á vizinhança toda…vá lá….é mesmo necessário? Vale a pena dar demasiada importância a alguém que vos fez sofrer tanto. É que não só passam por despeitados, como ninguém irá mais confiar em vocês porque provavelmente se alguma coisa de mal acontecer, ficarão com medo que depois vocês irão contar a meio mundo.

Update: artigo no blog  mashable que todos deveriam ler antes de começar uma conta no facebook the facebook guide book

Deixe uma Resposta

