Fusão parte I- Manteiga de Karité

É muito complicado encontrar productos para o cabelo africano, natural ou com desfrizante que resultem. Praticamente todos os productos tem ingredientes que só danificam o cabelo. Como Óleo Mineral (Mineral Oil), Petroleum ou Petrolatum, ingredientes que só dão brilho no cabelo e tornam mais fácil de pentear, mas que não realmente o hidratam.

Eu decidi tratar o assunto com as minhas duas mãos e fazer os meus próprios productos de cabelo. O meu cabelo antigamente, há dois anos atrás, não crescia, partia-se muito e principalmente eu não me sentia confortável com o facto de ter de passar os meus sábados no cabeleireiro uma média de 5 horas para lavar e esticar o cabelo, além de não gostar do meu cabelo esticado.

Decidi criar o meu próprio creme de cabelo hidratante. Depois de alguma pesquisa  encontrei alguns ingredientes que estão neste momento a dar outra vida ao meu cabelo. O meu cabelo agora está forte, suave, a crescer que nem doido e principalmente saudável

Aqui vai a receita:

1 caneca de manteiga de Karité ( shea-butter)- derreter a sheabutter numa panela ou no microondas

Shea Butter

½ caneca de óleo de coco extra virgem

6 colheres de sopa de azeite

6 gotas de óleos essenciais: para dar cheiro ao creme, opcional (jasmim, Ylang Ylang, peppermint oil ou qualquer outro que prefiram os óleos essenciais são só mesmo para dar algum cheiro ao creme)

Misturar tudo e deixar num sitio seco, até solidificar.

Usar depois de lavar o cabelo, com o cabelo ainda molhado. Também podem usar depois de seco, a cada dois dias ou consoante as necessidades do cabelo se ele estiver mais seco antes.

Onde encontrar estes ingredientes:

No reino Unido é muito fácil encontrar estes ingredientes, em Portugal penso que seja mais complicado.

Aqui vai uma lista de onde podem encontrar estes productos.

  • Óleo de coco extra virgem:lojas de productos naturais na secção de comida. É preferível que seja extra virgem. 100% natural não é tão bem absorvido no cabelo.Sheabutter cottage
  • Azeite extra virgem: Em qualquer supermercado. Não importa a marca, desde que seja extra virgem
  • Óleos essenciais: Boots, Holland &Barrett, e outras lojas de productos naturais
  • Manteiga de karite (shea butter): na Sheabutter cottage procurem o que diz Unrefined, que é 100% puro.

Este creme hidratante de cabelo dura-me uma media de 5 a 6 meses. Como ainda sou estudante e nunca tenho £, isto dá-me muito jeito. Compro a manteiga de karite (Sheabutter) em grandes quantidades, cerca de 1.2kg, O que me dura cerca de um ano e meio e os outros ingredientes tenho sempre ao pé de mim na cozinha como o azeite

Aconselho também a comprar primeiro uma pequena quantidade, porque a manteiga de karite resultou no meu cabelo, mas pode não resultar no vosso, cada cabelo é diferente, por isso, é só uma questão de experimentar e serem curiosos.

Se conseguirem encontrar qualquer destes ingredientes em Portugal, por – favor avisem, deixando um comentário.

15 Comments Add yours

  1. Didi diz:

    Olá crespas e cacheadas, para quem vive na cidade alfacinha tentem visitar a loja indiana que fica dentro do centro comercial Martin Moniz. Fica junto a umas escadas que dão acesso ao exterior e tem frutas e vegetais à entrada. Está numa espécie de entroncamento. Não me lembro do nome mas vou lá sempre comprar todos os meus óleos. São todos naturais e muito baratos.

    Gostar

  2. Aicha diz:

    Onde posso compra a manteiga de abacate em portugal? será que encontro no Celeiro?

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      Olá Aicha

      Eu dei uma olhadela nas lojas celeiro em Lisboa e não consegui encontrar a manteiga de abacate ou a manteiga de karité, penso que terás de encomendar online.

      Gostar

    2. Glória Glória!
      é possível comprar manteiga de karité no Rossio numa das lojas dos africanos, mas precisamente, do Rossio ao pé da Ginjinha subir como quem vai para o Hostital Egas Moniz. a loja fica mesmo no inicio da subida e custa €2,50

      Gostar

      1. Didi diz:

        Penso que queria dizer S. José. O E. Moniz fica perto de Belém. Obrigada pela dica ; )

        Gostar

  3. rosaria diz:

    Como é feita a manteiga de abacate??

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      Ola o unico website decente que encontrei e em ingles. The Soap Queen 🙂 http://www.soapqueen.com/bath-and-body-tutorials/lotion/how-to-make-whipped-body-butter-on-soap-queen-tv/

      Avisa por favor se precisares de traducao 😛

      Gostar

  4. selma diz:

    Tinha comentado o post mas parece que nao apareceu. 🙂 Era pra dizer que quem esta em Portugal pode encontrar a manteiga de karite no Celeiro. Descobri porque era la que comprava o champoo,etc e ao perguntar a funcionária, soube que vendiam e comprei quando estive la. Foi o unico sitio que descobri.
    A viver no Reino Unido sera sem duvida mais facil pra mim encontrar uma variedade de produtos para o cabelo natural.

    Gostar

  5. selma diz:

    No Reino Unido ja ‘e mais facil encontrar os produtos naturais, principalmente alguns oleos essencias que nao vi em Portugal. Irei compra-los aqui no R. Unido.

    Gostar

  6. Uma ajudinha pra quem esta em Portugal: Pode-se encontrar a manteiga de karite no Celeiro. Esta loja esta no Vasco da Gama, Colombo, C.C. Dolce Vita, etc. Foi ai que descobri pela primeira vez a manteiga de Karite ao porguntar a funcionaria da loja. Foi o unico sitio em Portugal que encontrei tambem os champoos sem sulfatos. 🙂

    Gostar

  7. Alexandra diz:

    Angie,vou fazer o creme hoje!!!!!!!

    bjs

    Gostar

  8. Cris diz:

    Oi,

    Adorei o teu post,

    Por um acaso você consegui saber onde se poder comprar manteiga de karité em portugal?
    No UK é muito caro? É que quero tentar a tua receita pra ver se o meu cabelo toma jeito :).
    bjs

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      ola tudo bem e obrigassíma pelo teu comentário 😀

      Estou há meses á procura de vendedores em Portugal e até agora nada. a minha sugestao e talvez a única solucao será encomendar on-line. Eu uso sempre a mesma companhia inglesa shea butter cottage http://www.akuawood.co.uk/product.php?productid=16&cat=3&page=2
      e é super barato comprar por esta loja on-line, tanto que compro a minha manteiga de karité aos kgs, e eles sao de confianca. normalmente encomendo na sexta-feira de manha e sábado de manha já teho a minha encomenda….fantástico
      Aconselho-te a comprar por agora só 200gr porque se no caso nao gostares dos resultados nao terás gasto muito dinheiro

      Claro que por estares em Portugal terás que pagar os portes de envio, que serao mais elevados e dependente do peso da tua encomenda. Sugiro a que ligues ou envies um e-mail á companhia shea butter cottage e que perguntes exactamente o quanto pagarás
      Tel: +44 (0)208 144 4609
      Acredita que vale a pena Manteiga de karité é realmente fantástica para cabelos afro ou encaracolado

      Que tal? ajudei?
      conta-me depois por favor se decidiste comprar, os resultados ou se encontraste um vendedor em Portugal

      Gostar

  9. Paulinha diz:

    Eu sempre tenho oleo de côco e manteiga de karité em casa, sao realmente muito bons para o cabelo.
    bjs

    Gostar

    1. Angielopes's weblog diz:

      Obrigada pelo comentário 😀
      Sim manteiga de karité, óleo de coco e manteiga de abacate sai as únicas coisas que resultam no meu cabelo. O cabelo nao fica pesado e oleoso e a minha mistura é logo absorvida pelo cabelo, ficando suave durante diaaasssssss 😉

      P.S.: Adorei o teu blog

      Gostar

Deixe uma Resposta

