O ciúme é machista

Ciúmes

O ciúme, pode ser uma das formas mais subtis de mostrar como a sociedade ainda é muito machista.

Sem duvida que na quantidade certa, é aquilo que mantêm a chama acessa do casal. Regressando aos instintos mais primitivos de posse. És meu, e é bom que tu e o resto do mundo saibam disso. Quero-te. Possuo-te. Não quero que ninguém se atreva a pensar que estás livre, porque já estás bem preso á perna da minha cama. Lamechas? Sim. Mas muito verdade.

O problema é quando se mostra em demasia. E, já se sabe, tudo o que é em demasia faz mal, tudo deve ser medido em quantidades moderadas.

Quando a mulher é vitima de ciúmes, normalmente achasse graça, diz-se que ela deve se comportar, subjugar-se aos acessos do homem, porque ele lá deve de ter as suas razoes. A mulher, como sempre, para não criar problemas, cede, comporta-se, mostra-se independente mas é nas pequenas coisas, as que mais importam, que cede.

Já não sai tanto numa noite só de mulheres, e se sair mesmo para ir ao supermercado enquanto tiver lá tem que ligar a cada 15 minutos e quando voltar tem que dar um relatório detalhado a quem disse olá. Já não veste tops tão justos ou saias tão curtas, tem um filho, já não vai fazer aquela viagem de amigas ou o curso, porque o seu homem pode não gostar e vai se convencendo que ele só quer o bem dela, que só quer cuidar dela. A sociedade olha e acha graça, diz que ela arranjou um bom homem que lhe está a meter nos eixos, mesmo que ela não precisasse.

Quando o homem é vitima de ciúmes a historia é outra. Achasse que ele é um fraco, que uma mulher nunca devia falar ou tratar assim um homem. Começasse a pensar que noutros tempos a conversa era outra. Era bom um homem ter hora para chegar a casa e não poder ir tomar um copo ou um café com os amigos. Ser controlado ao mínimo passo com ameaças de ter as malas á porta quando chegar. Ai no meu tempo…

Aconteceu-me á pouco tempo uma situação semelhante com um amigo meu, vitima de ciúmes enormes da namorada. Eu deve dizer que também pensei, que no meu tempo aquilo não aconteceria, como o Velho Adamastor, achei-o fraco, que não era homem não era nada, e senti-me muito inconfortável com aquela situação toda. Só me apetecia dizer, ganha juízo pah. Respeita-te para ser respeitado, mas que raio!!! e trás trás, duas chapadas para ele acordar.

Não sei. Passei-me…

Tornei-me por uns dias naquilo que não acredito. Fiz parte da sociedade machista em que vivemos e pior, concordei com ela.

Mas a verdade é que no final do dia cada um sabe de si, não se sabe o tipo de relação/química que os casais ciumentos têm. Eles lá se entendem mesmo, com os olhos críticos desde mundo e o outro, eles lá se entendem…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s