Como estudar em Inglaterra?

Querem estudar em Inglaterra mas não tem a mínima noção de como começar? Será que tem idéias muito ingênuas da vida no Reino Unido ou dos ingleses? Se tem estas duvidas e mais algumas e melhor pararem uns 10 minutos e lerem este post.

O que precisam pensar antes de mais:

  • Tem dinheiro suficiente?
  • Quanto tempo querem cá ficar? Um semestre? Um ano? Três anos?
  • Vale  a pena? Será que em Portugal não arranjam a mesma coisa?
  • Qual é a vossa motivação? A experiência de viver noutro país? Melhorar as possibilidades de conseguir um melhor emprego?  Conhecer uma cultura nova?
  • Sabem falar inglês? Qual é o nível?

Onde ir?

Primeiro deveriam ir a uma sessão do British Council. Lisboa tem um no Rato. Eles irão por-vos a par de quase tudo que precisam saber sobre estudar no Reino Unido. Irão por-vos a par da parte mais técnica do processo. Desde propinas a como se inscrever na Universidade, e qual delas é a melhor.

Aqui no British council também terão que ter cuidado numa coisa. Eles tentaram aconselhar-vos a tirar um curso de inglês primeiro de alguns anos, com eles de preferência, e tentar adiar a vossa ida pra R.U.

Ora cada caso é um caso no meu caso eu não precisei de exame de inglês algum. Entreguei as minhas notas no UCAS( abaixo indicado) e esperei pelo melhor. Tive sorte que quatro das melhores Universidades deste pais, aceitaram-me sem problemas. O porque não sei. Talvez tenha sido por ter feito um curso tecnológico de comunicação. Talvez  por ter trabalhado 6 meses no Noticias da Amadora, num estagio, Não sei.

Mas tenham a noção que cada caso é um caso, e também não perdem nada em concorrer se não vos aceitarem, ou pedirem um exame de inglês e não tiverem preparados sempre tem o próximo ano.

Para programas de Erasmus não sei bem mas penso que precisam de falar com a vossa faculdade e ver o tipo de programas que há pra o vosso curso e as ajudas disponíveis.

Mas aqui vai uma lista de websites que pode dar jeito:

 

 

Websites que precisam visitar:

  • http://www.ucas.ac.uk/- este é o mais importante. Aqui poderão fazer uma busca de universidades pelo curso que pretendem, pedir um panfleto ( é de graça e da muito jeito pra saber se a universidade é das melhores ou não relacionado com o vosso curso) e numa fase final enviar a vossa candidatura.
  • Tomem atenção nos panfletos que tiverem o melhor design e a melhor capa. Acreditem que conta muita mostra, por vezes, a qualidade da Universidade.
  • Procurem se a universidade oferece uma acreditacao no vosso curso, isto é, quando acabarem o curso que tipo de diploma e que tipo de carteira Professional terão.

Um exemplo perfeito é a minha University of Lincoln. A minha faculdade Lincoln School of Journalism oferece um diploma com o selo da Brodcast Training council e foi uma das primeiras na Europa em receber um premio pelo the European Journalism Training Association (EJTA) em Recognised for Excellence’  e é neste momento uma das 10 melhores no pais na área do jornalismo.

  • Precisaram das vossas notas dos 12 ano, uma carta vossa a explicar o porque de quererem ir para essa universidade e freqüentar esse curso e o porque de serem os melhores candidatos e de uma carta de recomendação de um professor ou de alguém( sem ser familiar) que possa dizer algo sobre vocês. Não deve exceder uma folha A4.

Aqui encontraram uma lista de tipos de financiamento disponível para estudantes europeus e formulários para que possam candidatar-se ao financiamento.

Por sermos estudantes europeus não pagamos as propinas, ou melhor dizendo, as propinas funcionam como um empresta-dado ( como a minha mãe costuma dizer), só pagamos as propinas quando acabarmos o curso e quando estivermos a ganhar uma certa quantidade por ano, no nosso rendimento individual, normalmente mais de £25.000 por ano.

Se voltarmos pra Portugal ou pra qualquer outro pais do mundo continuaremos a dever dinheiros ao governo Inglês.

Não temos nenhum outro apoio do governo do nosso ou daqui e que eu saiba não existem muitas bolsas por ai. Eu procurei, não encontrei.

Todas as outras despesas essenciais gênero casa, roupas, saídas, comida, viagens fica por vossa conta.

  • Próximo passo: parem tudo e pensem bem
  • Pensem outra vez

 

Estes processos podem demorar a volta de 6 meses a um ano depende do momento da vossa decisão no site do UCAS podem encontrar , as datas disponíveis para as candidaturas.

Mas por experiência própria sei que haverá muito medo, muita insegurança, e muita duvida se estarão ou não a tomar a decisão certa em abandonar, a vossa cultura, conforto,  família e amigos pra viver noutro país.

Como é que são os ingleses? Como é que é a vida em Inglaterra depois de tanto trabalho pra chegar cá? É fácil a adaptação? E a comida? Vale a pena?

Bem isso terá que ficar pra outro post.

Outras perguntas por favor comentem.

Anúncios

3 Comments Add yours

  1. Raquel diz:

    Obrigada por toda esta informação que estas a partilhar 🙂

    Gostar

  2. Rita Matos diz:

    o teu artigo está a ser bastante útil. um muito obrigado!:)

    http://ritamatos.jimdo.com/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s