Aumento das propinas no Reino Unido e o que poderá significar para os estudantes europeus

O Governo inglês decidiu ontem aumentar as propinas em Inglaterra de £3,290 para um máximo de £9,000 por ano, o que ira significar que milhares de futuros estudantes, incluindo os da união europeia, não poderão ir para a Universidade.

Esta medida esta prevista para começar em 2012/13 e ira afectar todos os que vivem em Inglaterra . Contudo, quem vive na Escócia, continuara a não pagar as propinas e quem vive no país de Gales (Wales)  continuará a ter até um máximo de 3,000 por ano.

Quem nasceu ou viveu em Inglaterra por pelo menos 3 anos  e querer ir para a Escócia ou Pais de Gales para continuar os seus estudos, continuará a pagar até um máximo de£ 9,000.

O governo continuará a emprestar anualmente dinheiro aos estudantes, através da Tuition fees Loan, no entanto, as taxas de juro aumentarão todos os anos de acordo com a inflação, levando aos estudantes que ganharem £21,000 por ano a pagarem 9% do seu salário mensal ao governo.

A decisão de aumentar para um máximo de £9,000 caberá inteiramente ás Universidades. Preve-se que as Universidade mais tradicionais como Cambridge e Oxford serão das primeiras a aumentar os custos, já que a grande maioria dos seus alunos seja de escalões sociais mais altos e portanto poderão arcar com as despesas. Em termos morais e sociais isto só significará que os mais ricos irão para as melhores Universidades deixando os mais pobres nas ‘piores’ ou alguns sem sequer com a chance de poder ir para o ensino superior.

O que é que isto significará para os estudantes europeus, que queiram continuar os seus estudos no Reino Unido? A solução mais econômica para os estudantes europeus será estudar para a Escócia, onde não se pagam propinas, ou para o país de Gales onde o máximo e só de £3,000, já que as leis destas regiões aplicam-se aos estudantes europeus. Para os estudantes de jornalismo é preciso lembrar que a melhor Universidade de Jornalimo do Reino Unido fica em Cardiff, no País de Gales.

Para mais info ir a BBC Education

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s