Estudar jornalismo em Inglaterra

University of Lincoln

Se estão a pensar estudar jornalismo em Inglaterra, a University of Lincoln, deverá ser uma forte hipótese a considerar. A minha faculdade, Lincoln School of Journalism é uma das  melhores do país.

Este curso é uma mais valia porque dão mais valor ao lado prático, do que ao lado teórico. É tudo á volta de saber usar uma câmera e editar as imagens, escrever online, usar as ferramentas necessárias para produzir uma revista ou um jornal.

Os trabalhos teóricos, valorizam mais a qualidade em vez da quantidade, sendo que os trabalhos, ou essays, nunca tem mais do que 2, 000 palavras. Até a minha tese, só poderá ter um máximo de 10, 000 palavras.

O mais importante é aprender a organizar uma grande quantidade de informação, em poucas palavras.

A minha faculdade tem também excelente links com pessoas envolvidas no mundo dos média como John Pilger e contactos com potenciais empregadores. Eu farei em breve no mês de Maio, um estágio no Lincolnshire echo, jornal local,  que consegui com a ajuda dos meus tutores.

Tenho os trabalhos mais importante para entregar a cada final de semestre, mas a cada quinze dias tenho que fazer um jornal com noticias locais, e apresentar todas as semanas as novas paginas da minha revista, que será entregue no final do semestre.

Neste momento estou a fazer uma revista nacional de desporto, direcionada somente ao público feminino, uma revista de mulheres no mundo do desporto. O que envolve que tenho que entrevistar algumas personalidades em áreas como o Basketball ou a natação.

Todo este lado pratico do curso, realmente, fez-me gostar ainda mais de jornalismo. Deu-me cada vez mais certezas que estou na profissão certa. Principalmente quando vou entrevistar músicos ou pessoas na área do entretenimento, sinto-me como se tivesse em casa, por mais famosas que essas personalidades sejam.

Aqui vai a lista do que eu estudei no ano de 2007 a 2010

Journalism

BA (HONS) Honours Degree

Level one: Primeiro ano

Semester A

  • Law for journalists
  • Mass media Writting
  • Communications skills
  • Press, Power and the people
  • Tv news reporting

Semester B

  • Public admistration
  • Newsgathering
  • Design and sub-editing
  • Reporting a century
  • Radio news Production

Level two (segundo ano)

Semester A

  • Law for journalists 2
  • News, Features and reportage
  • News media theory and analysis

Semester B

  • Politics and the media
  • Research, investigation and ethics
  • Independent study planning ( ajuda para a tese)

No Segundo ano tive que escolher duas destas 5 areas

  • Tv news production
  • Radio news production
  • Newspaper and magazine production
  • Online journalism
  • Digital photography

Level three ( terceiro ano)

Independent study ( two semesters)

Semester A

  • Reporting cultural diversity
  • Specialist feature development
  • Independent study

Semester B

  • International Human rights for journalists
  • The business of journalism

Duas Opcoes escolhidas no Segundo ano

Tv, radio, print, online

  • Tese de 10,000 palavras

O curso mudou um bocado e os novos alunos de jornalismo estão a estudar isto

Outro detalhe muito útil, é o facto de que podem combinar os cursos, fazendo dois cursos ao mesmo tempo, como por exemplo jornalismo e política, jornalismo e relações publicas e por aí fora; as hipóteses são infinitas. Mais detalhes aqui

Mais detalhes sobre o financiamento e os passos que podem seguir para entrar no curso, por favor ir aqui.

Mais detalhes que queiram saber sobre as diferentes disciplinas, por favor deixem um comentário.

About these ads

26 responses to “Estudar jornalismo em Inglaterra

  1. Olá estou no 12ª ano, a acabar, e gostava de fazer o meu curso no estrangeiro,nomeadamente em Inglaterra. Gosto muito de Jornalismo e parece me o curso mais indicado para mim , no entanto não tenho hipótese de entrar em Portugal na universidade que quero, e o curso em Inglaterra que descreveste pareceu me mais interessante.
    Tenho média de 15 não experimentei (ainda) criar um blog, nem possuo nenhum tipo de experiência. Estou a Fazer um curso de inglês CAE para no fim vir a receber um diploma reconhecido.
    Quais são as minhas hipóteses de entrar em Lincon? O que devo fazer para ter garantia de entrada? Ainda vou a tempo de me inscrever para o ano ?
    Blog muito bem feito, já não via há algum tempo um assim.
    Bjs e obrigada Eva.

    • ora viva e obrigada pelo teu comentário.
      Antes de mais muitos parabéns pela tua média de 15, nada mau nada mau.hehhehe

      Para entrar num curso em Lincoln tens que ter acima de tudo um bom currículo de estudante e mostrar-lhes que ser jornalista é um desejo que sempre tiveste desde que andavas a comer papa cerelac :P.
      Eu tive um média de 14,5, um curso tecnológico de comunicação e um estágio no, já extinto, Noticias da Amadora. Tudo isso contribuiu para que 4 Universidades me oferecem-se um lugar, sem sequer pedirem-me um certificado de inglês como o CAE, ESOL ou o IELTS. Não sei bem o que teve mais peso na decisão deles mas podes tentar um bocado de tudo.

      Podes: criar um blog: ideia- a tua cruzada para tirar um curso de jornalismo no Reino Unido
      tentar arranjar um estágio
      Infelizmente, penso já não vais a tempo para te inscreveres para o ano de 2011/2012 mas podes sempre inscrever-te para o ano de 2012/2013. Mais detalhes vai ao http://www.ucas.co.uk

      Poderá fazer-te bem tirar um ano e pensar se é isso mesmo que queres e aproveitar para juntar dinheiro, melhorar o inglês e pesquisar a melhor Universidade para ti.

      Também precisas de saber que o sistema de educação superior mudou um bocadinho este ano. Agora pagarás entre £7,000 a £9,000 por ano para estudares em Inglaterra. Eu paguei cerca de £3000 por ano. Esse dinheiro poderás conseguir através de um empréstimo ao governo inglês, Tuition fee loan que pagarás depois de teres acabado o curso e teres começado a trabalhar em regime full-time. O site do ucas explicar-te-á tudo
      Aqui vai uma lista de algumas unis em que pagarás £9,000
      http://www.bbc.co.uk/news/education-12880840

      Lincoln ainda está a decidir-se se irá pedir ou nao £9,000 aos estudantes. é uma questão de enviar-lhes um e-mail :P

      Bjs e boa sorte mais dúvidas envia-me um e-mail em angielopesblog@gmail.com ou podes sempre deixar um comentário aqui :)

  2. Muito Obrigada pela tua resposta :) eu estou a considerar seriamente a ir para Inglaterra mas ainda nao sei bem que universidades escolher. Não sei sei tens alguma ideia das melhores? E conseguiste-te ambientar ao país, tempo e as pessoas? Quanto a oportunidades de trabalho estas a ter difficuldade em arranjar alguma coisa? Desculpa estar a te fazer mais perguntas mas es a pessoa mais indicada para me esclarecer estas duvidas!
    Obrigada, beijinho

  3. Ola , gostei muito do teu post porque eu propria tenho um grande sonho de tirar jornalismo. andei num colegio international portanto é facil para mim ter equivalência para entrar numa universidade em inglaterra. A minha unica duvida é se é melhor tirar este curso em Portugal ou em Inglaterra em termos de oportunidade de trabalho mais tarde. Não se tens opinião ou se me podes ajudar.
    Obrigada

    • Ola ola :D
      Obrigada desde já e já agora excelente pergunta

      Nao te sei dizer se os cursos em Portugal sao melhores ou piores do que os de Inglaterra, já que nunca vi com muitos detalhes as cadeiras dos cursos portugueses. Só posso falar dos cursos ingleses. Aqui eles focam toda a sua atencao na parte práctica, tendo muito poucas horas dedicadas á parte teórica, já que o mais importante é que saibas escrever e procurar informacao e nao que tenhas só uma nocao de como DEVES escrever.

      Penso que um curso em Inglaterra será sempre uma mais valia ao teu currículo. Um curso em Inglaterra ainda é visto como uma ‘mina de trabalho’ em muitos países. Penso que dá aquela nocao de que és uma pessoa com mente aberta, que gosta de aprender, e que te interessas por outras culturas, querendo aprender o máximo possivel.

      e vale a pena nem que seja pela experiencia de poderes viajar, conhecer outras culturas, melhorar o ingles e ter outra perspectiva de como o jornalismo é feito e ensinado noutros países, já que se vieres para Inglaterra nao conhecerás só ingleses mas conhecerá jornalistas de todo o mundo dando a sua opiniao sobre determinadas noticias e como é que eles a tratariam se fosse no seu país.

      O meu veredicto:

      SIIMMMMM VALEEEEE A PENAAAAAAAAAAAAAAAAA
      :D

      Vai mantendo-me a par das tuas decisoes, gostaria de saber se vens para cá ou se ficarás por Lx e se precisares de alguma info, avisa
      bjokas

  4. ola, eu estou no 11º ano e adorava estudar jornalismo em inglaterra, e depois de ler ainda fiquei mais interessada nessa faculdade. eu gostava era de saber mais informaçoões sobre notas e medias necessárias para entrar, se me podesses ajudar agradecia.
    bjs

    • ora viva
      o sistema ingles para estudantes europeus, penso que funciona de modo diferente. É mais baseado nas tuas qualidades ( vocacao) e vontade de estudar jornalismo, do que nas tuas médias. No meu caso, ofereceram-me uma vaga em Lincoln e em 3 outras faculdades porque tinha feito um curso tecnológico de comunicacao, e tinha feito, também, um estágio no já extinto jornal Noticías da Amadora.Estas pequenas coisas ajudaram tanto que nem sequer me pediram um certificado ingles, Esol, Ielts ou qualquer outro. Tive sorte ;).
      Nao penso que a minha faculdade tenha dado muita importancia ás minhas notas já que acabei o secundário com 14,50 de média.

      Sugiro-te a comecares a desenvolver o teu currículo baseado na área de jornalismo o quanto possivel, eis algumas coisas que podes fazer:
      criares um blog pessoal ex: um blog só baseado na tua ida pra Inglaterra, nas infos que fores descobrindo pelo caminho e em jornalismo
      contribuires no jornal da escola ou no jornal local
      tentares escrever no teu próprio blog noticías tuas ou entrevistas

      Que tal ajudei em alguma coisa? precisas de mais infos?

      Vai também ao site http://www.ucas.co.uk onde encontrarás mais infos para estudantes europeus

      boa sorte e mantem-me informada ;)

  5. Olá, bom dia. Eu também estou extremamente interessado em ir estudar jornalismo para o Reino Unido, já que em Portugal tentei por 2 anos e nem estive perto de entrar no curso e na instituição que queria. O problema é que não tenho fundos para ir e, a ir, será um pouco ‘à rebolia’, pois os meus pais querem que eu fique por cá. Por isso vinha aqui perguntar se é possível eu ter algum financiamento, se soubesses de algo que me pudesse ajudar eu agradecia imenso! Agora noutro aspecto, como foi a tua integração por aí? Foi assim tão difícil como os meus pais querem parecer que é, ou quando se quer mesmo uma coisa tudo se torna um pouco mais fácil? Já agora, por esta altura, se tudo correu pelo melhor já deves ter acabado o curso, certo? Se sim, como foi o estágio? E já consguiste/tens boas perspectivas de arranjar um emprego por aí?

    • ola e desculpa pela demora…:/

      Que eu saiba, nao há financiamento nenhum para estudantes que queiram estudar no estrangeiro. No meu caso, eu tive que parar de estudar durante 1 ano e meio até ter dinheiro suficiente para vir para Inglaterra. O que há, é um emprestimo que podes pedir ao governo ingles para as propinas, tuitition fees, que pagarás depois de acabares o curso, através de uma mensalidade debitada directamente do teu ordenado.
      Poderá saber mais detalhes nestes sites:
      http://www.ucas.ac.uk/
      http://www.direct.gov.uk/en/EducationAndLearning/index.htm

      A integracao tem sido boa, em breve farei mais posts sobre o assunto, mas até agora tem corrido tudo bem, só a comida que continuo a nao suportar ;) A falta que me faz um bacalhau com natas…

      Quanto aos teus pais, penso que neste caso tens que seguir o teu coracao e seguires os teus sonhos. é melhor tentares vir para Inglaterra do que ficares com arrependimentos por nunca teres tentado. Aconselho-te a juntares €5,000 para a residencia de estudantes e para as tuas despesas e concorreres. Vais ver que no final eles ficarao muito orgulhosos de ti…

      Sim tudo correu bem e já acabei o curso, formei-me o mes passado :D e nao podia estar mais contente, consegui alguns estágios e estou agora a lutar para conseguir outros. Em maio fiz um estágio no jornal local de Lincoln, o Lincolnshire Echo e correu bem mas penso que a minha vocacao está mais nas revistas e nao tanto nos jornais diários.
      Na minha categoria estudar no Reino Unido, http://angielopes.wordpress.com/category/estudar-no-reino-unido/ poderás saber mais detalhes de como correu esse estágio e se subscreveres ao meu blog poderás manter-te informado dos meus futuros estágios que farei em breve ( detalhes ainda no segredo dos deuses) para teres uma ideia de como foi para mim trabalhar em jornais, revistas e online e do quao dificíl foi conseguir um emprego.

      Mantem o contacto e muita boa sorte
      bjs

  6. Querida, muito obrigada por ter me respondido, obrigada de coraçao. Olha, eu tenho plano B e C, tanto para Espanha como para Alemanha. Realmente sei que deveria ter feito algum outro curso na area de média mas um curso desses nao se encontra aqui em Menorca e nao tive dinheiro para ir para Malhorca, embora talvez o que nao tive ha dois anos atraz foi coragem. Mas olha, vi no seu artigo sobre cabelos afros que vc tem um email disponivel ne, entao vou te escrever, porque assim a vida nao fica exposta..rssss. Jornalismo é meu sonho de criança e a paixao da minha vida, sonho acordada com criar e produzir documentarios, reportagens e coisas dessas pelo mundo, um fogo que nao se apaga e tbm amo escrever.
    Por certo, amo o povo Angolano, fui voluntaria em uma ONG Angolana na minha cidade no Brasil e tenho grandes amigos dessa época, alias, somos irmaos ne…Parabéns pelo trabalho que vc está fazendo. Um beijo grande..se cuide. Valeu, valeu!!!

    • de nada. Irei adorar trocar correspondencia contigo.

      Só uma coisa. eu nao sou Angolana e nem a minha familia é de Angola.
      Sou uma portuguesa de Lisboa, os meus pais é que sao Cabo-verdianos ;)

  7. Querida, meu caso é meu diferente dos que vc está acostumada por aqui. Bom, sou do Brasil e ha quatro anos vivo en Espanha, nao parei de estudar desde que cheguei e estou lutando para entrar em alguma universidade de Jornalismo daqui. Bom, eu estou terminando um tecnologico na area de Hoteleria e Turismo, pois como vivo em Menorca, é a unica area que hoje por hoje esta dando trabalho por aqui. Tambem depois dessa formaçao, que termino em março do ano que vem, e se tudo der certo em junho ja terei meu título, poderei entrar em qualquer universidade espanhola e poderei estudar meu tao sonhado curso de Jornalismo. Acontece que estou muito desiludida com Espanha, por muitos fatores, crise, falta de valor da profissao, tempo de curso da carreira sao de 4 anos e fiz 30 anos e embora me considere super jovem estou cansada de esperar e nao quero fazer uma carreira de 4 anos se posso fazer uma de 3. Entao, vc acha que com minha nota desse Grau Superior (tecnologico) que aqui na Espanha me garante acesso às universidades poderei conseguir entrar em alguma da Inglaterra? Como por exemplo a sua. Como posso fazer nesse caso? Tenho visto permanente para estudar e trabalhar e viver em qualquer pais da uniao, consequetemente Inglaterra por questao de acordos e tal. Vc pode me ajudar? Obrigada. Abraços e parabéns pelo blog. Maga Rodrigues

    • ola Maga e obrigada pelos comentários

      Acho que deves tentar o que nao podes é ficar na dúvida e ter um dia arrependimentos.

      Se realmente tens a certeza que nao consegues mais viver com o sistema da Espanha, podes sempre tentar enviar a tua candidatura ás faculdades de cá. Podes telefonar ou enviar um e-mail a todas as faculadades do R.Unido e pedir mais informacoes sobre como fazer a tua candidatura. tenho os links todos, acima neste post.

      Aconselho é a ter um plano B. Se no caso a tua candidatura para Inglaterra nao resultar, convém teres outra pronta pra Espanha.

      dizes-me que tens um curso de hotelaria o que nao é o ideal. O ideal era ter um curso na área dos média ou pelo menos alguma experiencia, mas nunca se sabe. Tens é que dizer na tua candidatura que jornalismo é um sonho teu e é a tua paixao. Pode ser que resulte ;)

      mais detalhes vai aqui
      http://www.ucas.ac.uk/students/coursesearch/
      http://unistats.direct.gov.uk/

  8. Valeu pela informaçao, nao me lembro de ler uma informaçao tao suscinta, detalhada, pratica e precisa sobre essa informaçao. Obrigada! Muita sorte!

  9. Boas. Eu bem que gostava de ir estudar jornalismo para Inglaterra, já que não devo ter média para os cursos em Portugal. Sou bastante fluente a inglês ( pai inglês, falo sempre inglês com ele) e no IELTS tive 7.5. Esse curso em Lincoln parece ser interessante, mas não difere muito dos cursos em Portugal.
    Nunca tendo trabalhado em nada que tenha haver com jornalismo (participei nalguns blogues, mas coisas mesmo amadoras), será que tenho possibilidades de entrar numa universidade em Inglaterra? Ainda não vi todas as universidades, mas vi Worcester e Sunderland.

    • Boas :D
      como participaste em blogs pode ser que tenhas uma boa chance de entrares e de qualquer das maneiras sempre vais a tempo de criar o teu próprio blog aqui mesmo no wordpress…;)

      Eles apreciam mais a tua vocacao natural para o curso de que as notas. eu acabei o secundário com 14,5 e isso nao me serviu de nada. como estudante internacional, a ultima coisa que eles querem saber é o teu ‘amor pela camisola’.

      Vai ao webiste UCAS, escreve lá que tens um blog e que participaste em vários blogues amadores, explica o porque de quereres ser jornalista, as tuas notas do IELTS e envia as tuas notas do secundário que de certeza absoluta que entras num curso no Reino Unido.

      Penso que agora só te podes canditatar em Fevereiro para o ano de 201, por isso tens muito tempo para pensar no assunto e preparares uma boa candidatura.

      Boa sorte

      http://www.ucas.ac.uk/

  10. Sempre quis estudar Jornalismo em Oxford , mas estou com as minhas duvidas .. será que lá é bom mesmo ? Estou com medo de ir e me arrepender. Amoo lá , mas quero o melhor pra minha carreira.
    desde de já , Obrigada.

    • Desde já, obrigada pelo comentárrio.

      Penso que se esse sempre foi o teu sonho, e tens a certeza que queres estudar jornalismo, porque nao?
      O problema de Oxford é que é uma das cidades mais caras de Inglaterra para se estudar, as propinas, casa e bens-essenciais sao dos mais caros em relacao ao resto do país. Mas se tens a certeza que tens dinheiro suficiente para aguentar 3 anos, nesta cidade acho que deves ir.

      É melhor tentares do que ficares com arrependimentos e muitos e se eu isto, e se eu aquilo…tens que tirar as tuas duvidas por ti mesma e seguir os teus sonhos.
      O problema é que há universidades melhores para estudares jornalismo, Oxford tem uma boa escola de jornalismo, mas muito do que tem também é só fama, tal como Cambridge.

      Sao universidades muito populares mas nao sendo necessariamente as melhores, mas que no entanto pode ser muito bom para a tua carreira, tens aquele titulo de que estudaste jornalismo em OXFORD ;)

      A City University of London, Sheffield, Bournemouth ou até Lincoln( a minha) estao todas entre o top 10 em Inglaterra.

      Se tudo correr mal e nao gostares de Oxford, podes sempre pedir uma transferencia para uma outra cidade, sem quaisquer problemas. Uma rapariga da minha classe esteve em Leicester nao gostou e agora está a acabar o curso em Lincoln.

      Mains informacoes sobre como ir para inglaterra vai ao meu outro post como estudar em Inglaterra

      http://angielopes.wordpress.com/2009/11/18/como-estudar-em-inglaterra/

      Muito boa sorte e poe-me a par da tua decisao final por favor

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s